O Clube de Leitura de Jane Austen de Karen Joy Fowler (2º Livro das Férias)

A tag "Curtindo as Férias adoidado" vai mostrar uma discussão muito interessante a respeito de uma
das escritoras que mais amo .. JANE AUSTEN.. e tudo que eu li nesse livro sobre esse club de leitura, realmente me inspirou a começar esse mês mais cheio de romance, drama e ironias.. porque todos sabemos o quanto Austen era chegada a uma ironia.. de todos os 6 livros publicados dela, apenas a Abadia de Northanger que não consegui ler..claro que pretendo lê-lo em breve, mas eu sou aquele tipo de leitura que quando chego na última obra do escritor que eu amo.. tenho aquela breve impressão que não terei mais nada dele, acho que por esse motivo ando enrolando por muitos anos ..  Todos os livros  da Jane - Emma (1814), Razão e Sensibilidade (1790), Mansfield Park (1811-1813), A Abadia de Northanger (1790), Orgulho e Preconceito (1796-1797) e Persuasão (1814) - estarão em discussão nesse club e serão divididos pelos 6 participantes, sendo que cada um deles mostrará o quando suas vidas podem se igualar a um livro escrito por Jane.. 
Vamos conhecer esses 6 participantes e o que eles aprenderam sobre a Jane e seus livros, e antes que comece a sinopse - Jocelyn a solteirona- que quer casar todo mundo mas não se casa a si mesmo, Bernadette a casamenteira -muitas relações e ainda a procura do amor pleno, Sylvia a quase divorciada, Allegra a filha mimada que não sabe o que é amor verdadeiro, Prudie casada mais cheia de duvidas sobre si mesma e sobre sexualidade e Grigg o único (eu faço isso..porque não pode misturar generos??) que conseguiu ler ficção cientifica e amar Jane Austen e claro sofrendo preconceito por não ter lido Orgulho e Preconceito (kkk)   .. 
lembre-se que esse livro também possui um filme com o mesmo nome (infelizmente ainda não o vi todo, tive problemas com o pc) mais pelas minhas pesquisas o filme é bem parecido com livro, misturando apenas as ordens de discussão, pois no livro é um e no filme é outro, mas os personagens batem em gênero, numero e grau (kkkk) 
 Sinopse ..
 Cinco mulheres e um homem se reúnem para debater as obras de Jane Austen na Califórnia do
início dos anos 2000 e acabam descobrindo, entre casamentos frustrados, arranjos sociais e afetivos, que suas vivências não são assim tão diferentes das experimentadas por Emma ou outras personagens da escritora britânica que tão bem descreveu a sociedade de sua época, dois séculos atrás. No livro, que figurou na lista do mais vendidos do The New York Times e deu origem ao filme homônimo estrelado por Kathy Baker e Emily Blunt, a premiada escritora norte-americana Karen Joy Fowler disseca as relações contemporâneas com acuidade, humor e ironia dignos da autora de Orgulho e preconceito e outras obras que continuam fascinando leitores de todas as idades. Uma homenagem a uma das maiores escritoras da língua inglesa e uma deliciosa comédia de costumes dos nossos tempos. Ponto forte: No ano do bicentenário de sua morte, Jane Austen (1775-1817) continua atraindo leitores de várias idades, especialmente jovens. O livro é uma excelente porta de entrada para a obra de Jane Austen e agrada em cheio também aos já fãs da autora

De toda as discussões e eventos que ocorreram no livro da Karen, o forte dilema sobre a ironia, foi o que mais me chamou atenção, pode-se dizer que Jane era uma moça cheia de atitudes e fortemente propensa a ser irônica, pois na época em que ela vivia "ou" você era forte o suficiente para demonstrar a sua inteligencia (inclusive se você era mulher) "ou" você abria mão do que queria ser (por ser mulher) .. Jane mostrou o quanto foi forte, demostrou isso através de uma escrita inovadora para a época e publicou sim seus livros.. mesmo recebendo muitas criticas e muitos "não"..

Karen Joy também conseguiu levar seu romance para esse lado da ironia .. temas fortes foram citados no livro e todos eles com ligações com alguma obra de Jane.. até o forte ponto de que homem não ler jane .. acho que esse é um ponto que levaríamos dias escrevendo sobre.. daria uma dissertação ou monografia maravilhosas.. separei algumas partes do livro para degustarmos um pouco dessa obra inspiradora ... 

 Como vocês perceberam nessas pequenas partes que separei .. JANE não apenas nos inspirou a viver ironicamente, como sempre deu um jeito de nos mostrar o que seria REALMENTE O AMOR.. fala-se de romances ..mas sempre nos esquecemos de ler com olhos irônicos o que realmente de romântico estava acontecendo, nem sempre o que se lia de primeira ...era o que realmente estava acontecendo .. Jane era malvada nesse sentido .. como um dos personagens falam no livro de Karen "JANE AUSTEN escreveu seis grandes romances, e ninguém morreu por amor em nenhum deles." pois era exatamente isso que ela queria .. QUE ENTENDÊSSEMOS QUE AMOR NÃO É BRINCADEIRA É ALGO REAL E QUE AS VEZES FAZ SOFRER! 
Se você ainda não teve oportunidade de  ler um livro de Jane .. leia .. ainda da tempo, pois mesmo sendo escrito a séculos atrás com uma perspectiva antiga e com personagens que eram escritos com objetivos de criticar e ironizar a sociedade da época, os enredos caem muito bem no nosso tempo atual .. como é sitado no final do livro de Karen Joy ..

"JANE AUSTEN é estranhamente capaz de manter todo mundo ocupado .. [....] E para todas as gerações de críticos e leitores, sua ficção renova-se sem esforço." Martin Amis (p. 281 - O clube de leitura de Jane Austen) 

ENTÃO NÃO FIQUE DE FORA.. LEIA JANE !! AME A JANE .. 

Comentários

Postar um comentário

O que você achou leitor?

Postagens mais visitadas