A Queda de Gondolin de J.R.R Tolkien (Editado por Christopher Tolkien)


Esse livro foi uma viagem muito emocionante e gratificante ao mundo "ANTIGO" da Terra Média, e me sinto feliz que em 9 dias consegui finalizar um livro do Tolkien, coisa raríssima de ocorrer (😄) dia 25 de Março foi comemorado o "TOLKIEN READING DAY" ou o dia do "LEIA TOLKIEN" e claro que escolhemos o último dos três grandes contos antigos, que foi deixados por nosso mestre e editado por seu filho Christopher Tolkien (Os três contos são "OS FILHOS DE HÚRIN, BEREN E LÚTHIEN, E POR FIM .. o livro tema do artigo) como ele escreveu em seu prefácio no livro, essa seria sua última obra de edição, e o que tenho a dizer como leitora e fã .. MUITO OBRIGADA!!Você não deixou morrer essa linda história .. Apesar de ser uma história dura, cruel e muito triste.. A QUEDA DE GONDOLIN deixou uma grande lição .."NÃO SEJA EGOÍSTA!" muitas outras lições podem ser extraída dessa leitura.. cada leitor se direciona para o que lhe chama mais atenção .. para mim foi.. o EGOISMO de um rei, a obsessão pelo PODER e o COMODISMO ..levaram a decaída de um lindo povo e de uma linda cidade, mesmo que fictícia, a dor e a angústia da narrativa é palpável .. vamos conhecer um pouco essa história ..

SINOPSE
O último dos três Grandes Contos Perdidos do legendário de J.R.R.Tolkien narra a jornada de
Tuor rumo à cidade secreta de Gondolin, refúgio élfico do povo do Rei Turgon. Contra a bela cidade, levanta-se Morgoth, o Inimigo Sombrio, com seu exército de seres malévolos. A história da Queda de Gondolin começou a ser escrita em 1916 e agora ganha vida graças ao trabalho editorial de Christopher Tolkien, filho e executor legal das obras de Tolkien. Dessa forma cumprem-se duas sinas: a dos Elfos noldorin na Primeira Era do mundo e a do autor, ao conseguir publicar individualmente os três Grandes Contos dos Dias Antigos. Fechando a mitologia da Terra-média, A Queda de Gondolin, assim como Beren e Lúthien e Os Filhos de Húrin, foi ricamente ilustrada pelo renomado artista britânico Alan Lee, que retrata a fantasia de Tolkien há mais de 30 anos

Christopher Tolkien

Essa edição da editora HarperCollins Brasil, em especial vem cheia de detalhes, começando pela capa com uma ilustração de encher os olhos e a mente de Alan lee e o seu outro lado onde se é mostrado o emblema das 12 casas élficas que compunham Gondolin .. você começa a perceber o valor desse livros já no prefácio emocionante de Christopher, quando ele diz "aos meus 94 anos de idade, a Queda de Gondolin é (indubitavelmente) meu último trabalho de editor", confesso que lagrimas rolaram .. sabemos que Tolkien era um homem de muitas palavras, muitas histórias.. depois de ler esse livro percebi que devem ainda existir muitas e muitas coisas que não serão mais publicadas.. mas me sinto feliz por fazer parte e ter um pouco do fruto do talento desse mestre e triste também pois não teremos muito maissssss... 


O Livro mostra varias versões da história sobre a queda de Gondolin e todas terminam com dor e
sofrimento e com aquela luz no final do túnel chamada ESPERANÇA .. no "O Conto Original" Gondolin é descoberta por traição.. em outros por EGOISMO, COMODISMO, ALTRUÍSMO ...e a lista só aumenta.. logo no prólogo Christopher explica que originalmente o nome da história seria "Tuor e os Exilados de Gondolin" já que a maior parte da história nos é mostrado a vida de Tuor e sua busca pelo rei Turgon e sua cidade oculta .. mais o nome foi modificado e com ele muitas outras coisas foram introduzidas como a espetacular conversa entre Tuor e Ulmo, Senhor das Águas.. a caminha com Voronwë, a entrada pelos 7 portões, a vida de Tour dentro de Gondolin, a grande traição e a luta .. a visualização das 12 casas élficas que estavam em seu esplendor (que Elbereth Gilthoniel, tira essa lágrima do meu olho) que infelizmente as vimos sucumbir e de todas batalhas a mais lembrada é a luta de Glorfindel contra Balrog em meio a fuga de alguns sobreviventes do massacre... 


Para não prolongar muito..e não enrolar para dizer que o livro é muito bom (algo que ta explicito de tão lindo que é!) e a história é incrível .. seleciomei algumas partes da trama como degustação.. A cidade de Gondolin lindamente a vista e o amor de Tour pelas aves, principalmente os Cisnes ..

Antes de finalizar realmente .. um frase de Tolkien me chamou atenção la no finalzinho de um dos tópicos em uma carta para a sua editora ..em que ele diz que a sua obra virou um "monstro" ..

"Minha obra escapou do meu controle e produzi um monstro: um romance imensamente longo, complexo, um tanto amargo e muito aterrorizante..."
 Graças a esse "Monstro".. hoje sou viciada em livros e louca por uma boa história de aventura e imaginação..muitos vão falar que eu to "puxando o saco de editora" ou "fazendo a capa"..enfim ..para você escritor, leitor, fã ...o que você daria para ser o criador de um "monstro literário" como esse? ..Muitas pessoas possuem dificuldades de criarem histórias e as torná-las viciantes.. outros tem o dom, porém se deixam levar pelo estrelato e acabam viajando em outra rumo que não é da sua história .. por isso quero deixar.. meu agradecimento a Tolkien e a seu filho que não deixou a "peteca cair" .. por fazer parte da minha infância, da minha juventude e sim, fará parte da minha velhice.. 

OBRIGADA!

Comentários

Postagens mais visitadas