Pachinko de Min Jin Lee

 Diário, 11/08/2021

Olá leitores, hoje quero falar de livros marcantes, aquele tipo de livro que você irá levar para a vida toda, que indicará a todos e falará dele pela eternidade.. são raros os livros que fazem essa conexão com a gente.. PACHINKO, havia me chamado atenção pela capa, pelo nome da escritora e por ser um "quase" dorama ..para quem nunca ouviu esse termo "DORAMA" significa novelas coreanas, japonesas, chinesas...é o que chamamos de séries asiáticas, esse livro brevemente terá o seu DORAMA, pois já está sendo filmado. Há 4 meses estou envolvida nesse mundo dorameiro, conhecendo e aprendendo um pouco mais sobre a cultura asiática, uma grande fascinação, foi desse novo "vício" que acabei sendo apresentada a LITERATURA ASIÁTICA. Minha paixão pelos livros me levou a novas leituras.. e foi assim que a leitura de PACHINKO se tornou uma marco.. quero agradecer a minha amiga Gleice do instagram @flor_de_ervilha que me mostrou e incentivou a leitura dessa obra, então vamos divagar um pouco sobre ele ...


O livro foi escrito pela escritora coreana-americana Min Jin Lee, pelos seus agradecimentos a gente percebe a grandeza que foi escrever essa obra, estou escrevendo esse diário e imaginando tudo o que eu li e pesquisei para compreender as fases do livro, a história é dividida em 3 livros e em cada um deles, você é envolvido por história, política, amor, intriga e patriotismo..é um livro "fora da casinha". Vamos conhecer a história de Sunja e Hansu: um amor avassalador, decisões precipitadas, a fé, a mudança de nação, as guerras, as dificuldades, a gratidão, os choques, as famílias... tudo isso foi a base desse não casal, porque a história desses dois é tão impactante que é impossível pensar em romance, eu por exemplo só penso em tribulação..

Pachinko é um livro histórico, além das dificuldades que Sunja e sua família passará fora de seu país (da Coréia para o Japão), vamos ser levados a pesquisar e a aprender sobre os fatos históricos das datas de marcação de cada capítulo, como a ocupação do Japão a Coréia, a luta dos Cristãos Protestantes para libertar a Coréia, a Segunda Guerra-Mundial, a divisão da Coréia, a retirada do Japão da Coréia, o preconceito doloroso e cruel, a criação dos salões de Pachinko e até alguns fatos da cultura pop, como uma frase referente ao filme de Star Wars, que na época da citação (pagina 483- no ano de 1989) estava no auge nos Estados Unidos...resumindo o livro é tomado de referências histórias que você leitor será levado a essa busca pelo conhecimento. 

Todos vocês devem está se perguntando afinal o que é PACHINKO? É um jogo criado em 1948 no Japão, inspirado em um bingo americano, porém acreditem foi esse jogo que salvou o Japão e transformou muitos coreanos pobres em ricos, pois se empenharam em aprender e administrar "Salões de Pachinko" movimentando a economia e fazendo desse jogo um marco tanto na realidade quando na ficção da história desse livro. 

Livros como esse, cheio de pontos forte deve ser reverenciado, queria poder ressaltar todos os pontos porém deixarei vocês no mistério, para finalizar a resenha irei citar dois marcos Fé e Família, O Protestantismo foi um aliado forte na luta para libertar a Coréia do Japão e não apenas isso, vamos perceber que a fé cristã levou a construir uma família, mesmo essa família passando por altos e baixos podemos sentir o poder que essa palavra têm. Família em Pachinko realmente foi o significado da frase "juntos somos mais fortes". 

Antes de dar o ponto final nesse diário, não poderia deixar de falar de Koh Hansu, para mim foi o personagem tão bem construído que finalizei o livro sem ter certeza se ele é um vilão ou apenas um coreano que não queria ser um perdedor, no início você irá odiá-lo porém no desenrolar da trama Hansu vai trazer aquela duvida cruel, é apenas mais um homem tentando vencer na vida a qualquer custo, chegando até ser um chefe da Yakuza ou realmente é egoísta e maldoso, porém digo a vocês esse OPPA (o golpe tá ai! kkk) é para ficar de olho ..
Kamsamnida!
Obrigada e boa leitura!

Leitor se você quer saber mais e conhecer essa leitura incrível é só adquirir seu exemplar de "PACHINKO" clique no nome e você será direcionado para a nossa página do linktree, obrigada por nos acompanhar nessa história. 

 Editado pela minhas maravilhosas amigas: Amy @leiturasda_amy e Mari @mari_nssilva        Instagram literário do nosso blog:  @diario_ch 

Comentários

Postagens mais visitadas