Inclusão... começa com você!!




Esse mês percebi que muitas coisas aconteceram com as minhas amigas ou as pessoas mais próximas a mim, pessoas que são excluídas pelo simples fato de gostarem de coisas diferente.. ou serem diferente..

Quando optei pelo curso pedagogia, não foi só pelo simples fato de amar crianças, mas também por estar mais perto do meu sonho trabalhar com pessoas ditas “Especiais”, para mim.. todo mundo é especial, todo mundo tem uma diferença ..

Para a sociedade que cada vez mais é discriminatória, intitulam as pessoas que são fisicamente diferenciadas como pessoas especiais, mas não percebem que é ai que começa a discriminação ou a exclusão..

Tenho outro sonho..me especializar em Educação Inclusiva, aprender que incluir não é apenas aceitar o outro como ele é, é aceitar você mesmo.. como você é..

Existem pessoas que mal conseguem se olhar no espelho, pelo simples fato de não se aceitaram, de colocar em primeiro lugar a opinião dos outros e não dar valor para sua própria. Quando eu era adolescente, eu me excluía, me odiava fisicamente.. mais quando me encontrei, quando percebi que deveria da importância a mim mesma e ignorar o mundo cheio de estereótipos ridiculamente formados ..

Consegui.. compreender o que era inclusão .. se você não consegue se incluir dificilmente irá aceitar o outro, aceitar a dificuldade do outro.. Eu optei por conhecer a CULTURA SURDA.. e cada vez mais me surpreendo com eles.. cultura?? Isso mesmo as pessoas surdas, possuem em sua luta diária pelo fato de buscarem viver melhor..

A conquista da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é um dos marcos dessa cultura que poucas pessoas sabem e muitas ignoram, eu tive a oportunidade de estar perto dessas lutas, umas delas é a melhoria do ensino tanto Público quando Privado para os surdos, para as pessoas ditas “NORMAIS” e as intituladas “ESPECIAIS”..

Dentro das escolas os alunos pouco tem chances de se desenvolver, a estrutura pedagógica é péssima e para aumentar as duvidas .. não existem interpretes para ajudar esses alunos??? Existe sim e eu estou lutando para ser mais uma, mais o governo e os outros “comandantes” políticos, acham que esta tudo ótimo, tudo em perfeita condições..

A SEDUC bem que tenta, orientar os professores a fazem aulas de LIBRAS, mas é raro.. é raro por que muitos professores possuem carga- horária longas, e onde arrumar tempo para os cursos...

Faço desse artigo um pequeno protesto.. um pequeno grito de desespero no meio de grande universo de pessoas que fazem da internet seu lugar de luta e desafios.. sei que não é muito o que estou fazendo.. mas é o suficiente para provocar a indignação de você que sofre.. por inclusão..

Se faça forte no meio de muitos que tentam te derrubar, o mundo não foi feito para os fracos, não é isso que dizem.. então seja forte você também, não abaixe a cabeça para o mundo que quer te engolir vivo.. dei seu grito de vitória.. faça você a sua diferença..

Se te tentarem manipular.. diga ao mundo o seguinte.. diga o que a banda Fruto Sagrado cantou em sua belíssima musica “Eu sou diferente igual a todo mundo.. eu sou igual a todo mundo.. Não existe Superman” ou então faça melhor site a Bíblia “Diga ao fraco.. EU SOU FORTE” Joel 3:10

Esse foi mais... um protesto de muito que ainda iram surgir.. ótima leitura ^^

Comentários

Postagens mais visitadas