Coleção Mundo Estranho- Almanaque curioso das Sagas (MEU OLHAR SOBRE A REVISTA)

PRIMEIRAMENTE .. AGRADEÇO A EDITORA ABRIL E TODA SUA EQUIPE, POR ESSA INICIATIVA falar sobre as melhores saga é um trabalho árduo e minucioso é um tipo de escrita que temos que tomar cuidado para não ofender ninguém..
GOSTEI MUITO DO QUE EU LI, DAS CURIOSIDADES E DA INICIATIVA A LEITURA..
MAS VOU TRAZER APENAS UM QUESTIONAMENTO, O QUE MAS ME INCOMODOU ..


A CAPA DA REVISTA..E SUA SEGUÊNCIA DAS MATÉRIAS
NÃO SEI SE FOI POR QUERER OU FOI APENAS ALEATÓRIO
MAS A ORDEM EM QUE AS MATÉRIAS FORAM COLOCADAS, DÁ UM AR DE "OS MAIS VENDIDOS" PARA "OS MENOS VENDIDOS" .. no meu ponto de vista a revista deveria focar apenas no conteudo e não no sucesso de cada uma.. para mim a cronologia da revista ficaria assim..
1- Tolkien
2- Lewis
3- George Martin 
4-Rowling
5- Stephanie Meyer
6- Rick Riordan
7- Suzana Collins
8- Veronica Roth
e os animes
1- Masami Kurumada
2- Akira Toriyama


POR QUE CITEI OS NOMES DOS ESCRITORES??, pois são eles a chave para o meu olhar sobre a revista, foi nessa matéria que fiquei sabendo da amizade de Tolkien e Lewis, apesar de já ter percibo a influência..mas se for para falar de sagas deveria começar pelo pai de todos, aquele que INFLUENCIOU .. OS DEMAIS ..

J.R.R. TOLKIEN 

CHEGOU A HORA DE IMAGINAR.. 
JÁ PENSARAM EM UM ESCRITOR QUE INFLUENCIOU DÉCADAS E DÉCADAS DE LITERATURA PELO MUNDO.. 
essa foi a missão de tolkien, espalhar o evangelho do bom escritor, desde ontem andei pesquisando sobre ele, encontrei muitas curiosidades como o fato de ele ter criando um dialeto próprio para dialogar com seus personagens, existe até mesmo um grupo considerado de Tolkienianos que tratam da obra do escritor como verdadeiro tesouro e para finalizar mas não querendo .. as escolas e as faculdades britânicas colocam a obra de Tolkien como importantíssima para o crescimento intelectual de qualquer aluno e criaram uma disciplina chamada TOLKIENOLOGIA em que os filhos do escritor, CRISTOPHER E PRICILA TOLKIEN são os mentores. 
TA BOM PRA VOCÊS?? AGORA ME ENTENDEM QUE A REVISTA DEVERIA COMEÇAR POR UMA CRONOLOGIA..


Depois de Tolkien seu amigo e influênciado 
C.S. LEWIS continuou o enredo de mundos inimaginados, com seres fantásticos e mitos divercificados ..
NARNIA apareceu como uma continuação de um sistema criado por tolkien, seu já citado idioma o chamado SINDARIN foi que deu origem ao nome da obra de lewis NARN-ÎA que significa PROFUNDEZA DOS CONTOS 


*agradeço a revista por me incentivar a procurar mas coisas sobre esses dois escritores maravilhosos ..
As outras curiosidades sobre Lewis e Narnia vou deixar para a revista responder...
mas só o fato de saber que Aslan representa CRISTO e não SATÃ como a disney nos induziu a pensar que era.. já me sinto menos mal ..(risos) 

Outro ESCRITOR que pegou o bonde da TOLKIENIOMANIA, FOI o poderoso matador de personagens GEORGE R. R. MARTIN ..
AGORA VOCÊ COMPREENDE COMO AS HISTÓRIA ESTÃO INTERLIGADAS SE TIRARMOS A VISÃO ECONOMICA DA JOGADA, os livros de Martin são verdadeiras descobertas, assim como lewis e tolkien, seus livros nunca morreram, em pleno século XXI ainda são os livros mas procurados, CLARO QUE A TV AJUDA E MUITO.. QUEM JÁ VIU A SERIE DO GAME OF THRONES fica apaixonado, indiginado e já pensa em matar o escritor (risos) mas é um enredo para ninguem por defeito.
MAS DEIXO UMA DICA.. *NÃO SE APAIXONE POR NEM UM PERSONAGEM, POIS VOCÊ VAI SOFRER. 

A grande matança de Martin em seus livros, devo eu pensar, que vem também da influência TOLKIENIANA, pois tolkien valorisava as mortes épicas ,aquelas que marcam na mente e no coração do leitor, como Martin tem o dom de criar personagens marcantes.. é claro e evidente que cada morte é uma morte épica ..e deixa dores . (isso que é gostar de matar em?? kkk) 
Se você pensou que a influência de Tolkien parou aqui .. esta errado .. a revista trás uma curiosidade que me levou a pesquisar e compreender EM QUE PONDO TERMINA ESSA INFLUÊNCIA, mas descobri que não termina apenas se RENOVA. 

A COINCIDÊNCIA DE J.K.ROWLING, DE GEORGE R. R. MARTIN, J.J. ABRAMS (criador de Lost) e C.S. LEWIS,  terem nomês abreviados mostram que tolkien mesmo depois de tanto ter influênciado o meio literario, ainda persiste,  HARRY POTER para muitos pode ser apenas um livro de bruxaria, mas para quem fez a pesquisa que eu fiz.. passou a entender que CADA MUNDO POSSUI VARIADOS SENTIDOS E NUNCA SE FIXA EM APENAS UM PONTO. 

Para começar.. eu nunca li Harry Potter,apenas vi alguns filmes, mas respeito quem o leu, não é uma leitura feito para mim acredito, mas a história em si possui um leque de sentindos para quem realmente leu de coração, além da aventura e da magia, a amizade e a fraternidade são pontos chaves para essa tão impressioante história.
Tolkien sempre colocou um ponto chame em seus livros.. A AMIZADE e percebe-se que muitos escritores seguiram sua ordem. 

Além da Amizade, tolkien valorizava o amor entre seus personagens, o amor por um objeto, por um ser, por um amigo.. MAS SEMPRE COLOCOU OS DOIS PONTOS DO AMOR.. O CORRETO E O INCORRENTO, aquele amor maníaco, que entrega tudo por algo (no caso o anel).. mas trazendo para a atualidade esse amor foi misturado a outros sentindos, como o SHAKESPERIANO..
e quem vem ai é STEPHANIE MEYER ..

A Saga Crepúsculo foi o divisor de polêmicas o construtor de criticas boas e ruins, aiaiai(respirando), falar de crepúsculo pra mim é começar a chorar, pois me entreguei a todos os escritores citados em cima (menos harry poter) , mas Meyer fez algo diferente, o que para muitos foi considerado BOIOLICE para mim foi considerado ÉPICO.. 
um escritor que mistura SHAKESPEARE, AUSTEN, BROTËN, EYRE E TOLKIEN
conseguiu meu respeito .. e meu coração.. 

fiquem despreocupados que não vou "PUXAR O SACO" da Meyer (risos) a influência da escritora trouxe um novo olhar sobre a visão tolkieniana, MISTURAR OS SENTIDOS..  porque não misturar as raças? porque não criar mestiços?.. Tolkien mostrou que os mundos existem para serem vividos e modificados.. depois dessa tragetória que fizemos sobre o meio literário você precisa abrir os olhos para esse 
NOVO CONCEITO.. 
MISTURAR MUNDOS .. criar o que já foi pensando.. me pergundo será que TOLKIEN não pensou em pegar um elfo e casar com um Fauno? (risos Jesus ia sair uma coisa bizarra) AINDA PREFIRO A MISTURA DE HUMANOS COM VAMPIROS, LOBISOMENS COM BRUXOS.. e por ai vai kkkk
Para finalizar o tema ..

Percy Jackson de Rick Riordan 
já trás a mitologia grega como tema central e a influência  de deuses, mitos e histórias épicas do mundo antigo..
foi uma cartada certeira ..foi incentivar o filho a estudar a mitologia grega, e acabou se tornando um escritor de um talento inovador ..
Assim como Meyer, Rick conseguir fazer essa mistura de humanos com mitos, deu a licença poética um novo olhor e um toque de conquista .. eu ainda não li a serie e cai no mesmo ponto que harry poter acho que a serie não foi pra mim.. mas quem leu .. espero que tenha encontrado seu mundo..

Saindo dos mundos mitologicos e entrando no mundo real.. 


AS DISTOPIAS GANHARAM VEZ..
NOVOS MEIOS DE GOVERNAR, SURGIRAM ..
UM MUNDO QUASE REAL COM UM FUTURO DE TALVEZ 
 Suzane Collins ganhou as capas de revistas com a sua saga de luta por um governo melhor 
JOGOS VORAZES teve influência da mitologia grega com seus gladiadores e meios de governo..

 nessa sequência de distopias .. 
SURGIU TAMBÉM .. DIVERGENTE 
COM O FOCO DE UMA NOVA SOCIEDADE..
*MAS DEIXO CLARO QUE JOGOS VORAZES E DIVERGENTE 
SÃO DOIS EXTREMOS DIFERENTE QUE APENAS SE ENCONTRAM 
NO OBJETIVO DE UM NOVO GOVERNAR..


Veronica e Suzana tiverem a ideia de mostrar pro mundo o que ele seria ou o que será (quem sabe?!) depois de um apocalipse ou de uma revolta popular, dentro dos livros as diferenças conquistam os leitores .. quando jogos vorazes é um reality show dentro de um estado que usa isso, para provar o poder sobre o povo , divergante é a luta de um povo dentro de uma cidade para se liberta de um sistema autoritario, criado por outros habitantes que queria um cidade mas humana para se viver. 


E COM ESSE CONTEXTO surgiram as novas sagas de topias ..

AGORA SIM..
PARA A REVISTA FINALIZAR...
NO MEU PONTO DE VISTA...é onde 
COLOCARIA AS SAGAS DE MANGÁ CITADOS NA COLEÇÃO, para ter um final marcante e cheio de saudades e nostalgia de infância.
- CAVALERIOS DO ZODÍACO

pelo que li.. é uma saga que tem mas livros que o Martin  (risos), pela minha contagem 73 mangas divididos em varias sagas .. as que a revista citou foram 
- Saint Seiya
-Santuário 
-Poseidon
-Hades
-Episódio G
- Next Dimension
- Lost Canvas
EU NÃO SOU A PESSOA CERTA A FALAR DESSES MANGÁS .. MAS SEI QUE SE VOCÊ LEU TODOS, PARABENS ADIMIRO VOCÊ .. POIS O ANIME EU VI E GOSTEI MUITO, SÓ NÃO TIVE A HONRA DE LER ..

OUTRO CLASSICO..

- DRAGON BALL

O SENHOR .. AKIRA fez da minha infância, junto a Masami um grande mundo de esferas (risos) e cavaleiros.. gente é serio os dois criadores recadaram muito dimdim comparado a escritores fodasticos como Rowling e seu Harry e Meyer com seus vampiros.. 
e quem é o doido que nunca parou para ver DRAGON BALL E CAVALEIROS ??
DUVIDO SE VOCÊ NUNCA VIU ..
FICO TRISTE QUE NÃO LI NADA SOBRE ISSO, FORAM LANÇADAS 42 REVISTINHAS E COMO UMA PÉSSIMA SEGUIDORA DE ANIMES E MANGÁS, O UNICO QUE EU CONSEGUIR JUNTAR E COMPRAR TODOS FOI O MANGÁ DA ELFEN LIED.
Lucy e Kouta amo vocês (risos)

então .. é o fim kkk
UMA REVISTA QUE PARA MIM FOI OTIMA .. SÓ DEVERIA SEGUIR ESSA CRONOLOGIA.. 
E SE ME PERGUNTAREM.. como li??
EU LI DESSE JEITO .. COMO EU FIZ O ARTIGO .. ME SENTI INCOMODADE COM ESSE SENTIDO .. 
espero que gostem da minha critica ..

Comentários

  1. Ficou muito bom o texto, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto como sempre escrito com muita paixão .Um blogo de conteúdo e muita informação para quem curte a literatura de verdade.

    ResponderExcluir
  3. Só não concordo com você nessa parte: "os livros de Martin são verdadeiras descobertas, assim como lewis e tolkien, seus livros nunca morreram, em pleno século XXI ainda são os livros mas procurados" porque ele escreveu o último livro das Crônicas de Gelo e Fogo em 2011 e você fala como se fizesse 200 anos que o livro foi escrito (tirando o fato que vc trocou "mais" por "mas" e deixou os nomes com letra minúscula)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou leitor?

Postagens mais visitadas