quinta-feira, 19 de junho de 2014

A Letra Escarlate de Nathaniel Hawthorne

PRIMEIRAMENTE ..
ALELUIAAAAAAAAAAA.. EU TERMINEI ESSE LIVRO ..
Gente o livro é pequeno, mas a história e o modo como foi escrita a torna grande e lenta, o portugues mesmo sendo o dito atual possuem algumas palavras, que você fica perguntando se já existiam antes .. CLARO QUE O CLASSICO QUE É ESSE LIVRO .. a escrita tinha que ser REBUSCADA ..

o livro possui varias publicações, eu consegui essa ai, mas a história não muda nada.. 
UM RESUMO BASICO.. 
UMA MULHER QUE ENGRAVIDA DE UM HOMEM, SENDO ESTÁ CASADA MAS ABANDONADA PELO MARIDO, EM UMA EPOCA QUE ISSO É CONSIDERADO CRIME E PECADO MORTAL.. MAS O PECADO MAIOR FOI DESCOBRIR QUE ESSA RELAÇÃO FOI MANTIDA COM O PASTOR DA CIDADE.. O NEGOCIO TODO É QUE ANTES DISSO ELA PASSA EM TORNO DE 7 ANOS USANDO UMA LETRA VERMELHA NO PEITO, PARA MOSTRAR A SOCIEDADE QUE COMETEU UM ERRO E QUE OUTROS NÃO COMETAM .. 
MAS ESTA MULHER ACABOU VIRANDO UMA ESPÉCIE DE- CELEBRIDADE- POIS FICOU CONHECIDA E ACABOU SERVIDO DE ESPELHO ..POIS SUA HISTÓRIA PODERIA SER DIFERENTE CASO NÃO EXISTISSE UMA MENTIRA.. 


Alguns dissem que essa história realmente foi veridica e que esse escritor Nathaniel, resolveu relata-la e por sorte .. virou um clássico de grande audiência .. pois tivera varias adaptações cinematograficas .. as mais conhecidas foram a de 1934, a que é fiel a história e conta o sofrimento de Hester Prynne, e a versão de 1995 com a Demi Moore, que na verdade é só safadeza e não gostei muito.. porque o foco do livro foi levado por outro caminho e não pelo caminho da concientização. 

filme de 1934- a versão apropriada e a correta. 
filme de 1995- a versão depravada, que foge do tema original do livro.
O livro tem uma especie de MORAL em suas paginas, acho que além da escrita o contexto moralista da epoca força com que a leitura seja cansativa .. só para ter um gostinho de como é o livro observem a entonação de dessa frase. 

É DEVERAS CURIOSO QUE- EMBORA NÃO TENHA O MENOR PENDOR POR FALAR DEMASIADO SOBRE MIM E SOBRE OS MEUS NEGÓCIOS, AOS MEUS AMIGOS PESSOAIS- UM IMPULSO AUTOBIOGRÁFICO TENHA, EM DOIS MOMENTOS DA MINHA VIDA, TOMADO CONTA DE MIM NA HORA DE DIRIGIR-ME AO PÚBLICO. 

Preciso alerta-los que a história começa com uma pequena, mas longa, narrativa de Nathaniel, ele conta um pouco como ficou sabendo da história de vida de Hester Prynne e do Sr. Dimmesdale, quando a história em si começa, você já se encontra cansado, pelo modo repuscado na escrita.. 
MAS NO FINAL VALE APENAS .. 
UM BOM LIVRO .. SEMPRE PRECISA DE UMA BOA AVENTURA ..


Trazendo essa história para os dias atuais .. o mercado do cinema criou outros filmes no qual a história da LETRA ESCARLATE teve sentidos diferente.. mas teve apenas um que eu necessito ressaltar aqui, o filme A MENTIRA .. estrelado pela Emma Stone, é um filme meio comédia mas que trouxe a Letra Escarlate para mostrar como o nosso mundo vive e transpira por MENTIRAS, a vida de Hester poderia ter sido diferente se o Pastor Dimmesdale não tivesse mentido e se retirado do pecado e deixado a pobre sofrer sozinha.. e a história deste filme narra..
UMA ADOLESCENTE QUE MENTE PARA TER ALGUM STATUS, MAS QUE NO FIM, PERCEBE QUE A MENTIRA NÃO LEVA A NADA ..


O engraçado nesse filme, é que o produtor também fala sobre os filmes que foram sucesso e a versão retardada da Demi Moore, mas tenho a certeza que você vão rir litros, nesse filme e vale mesmo a pena ver ..


É a LETRA ESCARLATE também é feita pela personagem no filme, ela meio que demonstra de uma maneira inusitada o que ocorreu com Hester a trilhões de anos atras kkkkkk, mas deixo aqui bem evidente a história é diferente mas com a mural igual... Mesmo porque a personagem não tem uma filha e não foi casada e nem se envolveu com um pastor kkkk

Hester Prynne e a pequena Pearl
cena do filme 

MAS FICA AI A DICA..
UM CLÁSSICO QUE TEVE UM GRANDE PUBLICO ..
não me arrependo de ter ficado quase 4 mêses lendo esse pequeno livro..
valeu apena ..


finalizo com uma frase do livro que gostei muito.. 

HESTER PRYNNE ACABOU CONQUISTANDO UM LUGAR NO MUNDO. COM A ENERGIA INATA DE SEU CARÁTER E SUA RARA HABILIDADE, ESTE NÃO CONSEGUIRA VENCÊ-LA, EMBORA HOUVESSE LHE IMPINGIDO UMA MARCA QUE, AO CORAÇÃO DE UMA MULHER, ERA MAIS INTOLERÁVEL DO QUE A MARCA IMPOSTA A CAIM. 

TENHA UMA BOA LEITURA ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale o que achou!!