Artigo 2- Treinamento Jedi (Aprendendo o passo-a-passo)

Para começarmos deixo a seguinte dica, independe das ordens que falaremos aqui, não deixe de ver/ler a série, se assim como eu você começou com a seqüência numérica de 1 2 3 4 5 6 (ordem dos episódios) .. Continue assim, o importante é não abandonar...

Se você perdeu o ARTIGO 1- INICIAÇÃO STAR WARS não perturbe a força (kkkk) é apenas apertar AQUI e começar seu treinamento jovem padawan.. 
Então vamos conhecer as ordens ..


QUAIS AS ORDENS PARA SE VER/LER STAR WARS

 As maneiras mais óbvias de se assistir aos filmes são: pela ordem de lançamento ou pela ordem cronológica. As duas possuem problemas graves, que discutiremos mais à frente.

Como seriam essas ordens?
Ordem de lançamento: assistir aos filmes na ordem em que saíram, recriando a sua experiência com os filmes para um “não-iniciado”.
 Ordem dos episódios: assistir aos filmes na ordem que George Lucas pretendia, começando com o Episódio I e seguindo direto até o VI.Essas ordens podem ser consideradas falhas, pois eliminam o efeito surpresa de alguns fatos, mas que não altera o sentido total da trama...Devido a gosto pelo mistério alguns fãs usam dois métodos novos que surgiram... vamos aprender essas NOVAS ORDENS ..

A primeira é a ordem conhecida como ERNEST RISTER. A sequência que deve ser seguida é Episódios:IV, V, I, II, III e VI.


A segunda é conhecida como ORDEM MACHETE. Nela, a sequência que deve ser seguida é Episódios: IV, V, II, III e VI.

Você conseguiu observar a diferença ..?
O episódio 1 foi removido da SEGUNDA ORDEM, porque será?
 A ordem Machete é originaria do site americano Absolutely No Machete Juggling,
Uma ideia que surgiu do desenvolvedor desse site chamado Rod Hilton.
Segundo Hilton o maior problema de assistir aos filmes na ordem cronológica, do Episódio I ao Episódio VI, é que acaba com a surpresa de que Darth Vader é pai de Luke Skywalker. Pois é, para uma pessoa que nunca viu, é quase um crime privá-la desse momento. Quando “O Império Contra-Ataca” estreou em 1980, essa foi uma das cenas mais marcantes (se não a mais marcante) do filme e até hoje figura em listas das maiores surpresas da história do cinema.

Mas se ficarmos sem o 1º episódio vamos perde muitas coisas bacanas ..já pensaram nisso!!

Adeus Jar-Jar Binks, que tem só umas poucas falas em Episódio II.
Adeus midiclorians! Há apenas mais uma menção a midiclorians na saga após o Episódio I, mas sem entrar em muitos detalhes.
Adeus inocente Jake Lloyd como Darth Vader criança.  
Adeus confusão entre Padmé e Rainha.
Adeus confusão entre mestres! Darth Sidious treina Conde Dooku e Obi-Wan treina Anakin, simples assim, como sempre deveria ter sido. 
Adeus “disputas comerciais” e partes chatas do roteiro. 
Adeus concepção imaculada! Nós simplesmente não sabemos quem é o pai de Anakin, o que é muito mais simples e direto.


Mesmo sabendo da perda desses fatos, alguns fãs acham que a ordem de lançamento – IV, V, VI, I, II e III –  traz problemas, particularmente nas versões remasterizadas, atualmente as mais difundidas, já que George Lucas fez questão de sumir com as versões originais, sem retoques. 
Para esses fãs pular o Episódio I também faz com que a revelação de que Palpatine é o Darth Sidious funcione melhor, já que sua aparição em “A Ameaça Fantasma” praticamente entrega isso, mesmo que não fosse a intenção de Geoge Lucas.

A surpresa de que Luke e Leia são irmãos também é mantida na Ordem Machete, com o fato sendo revelado no Episódio III em vez do Episódio VI. Essa revelação também pode gerar um espanto maior, já que virá apenas cerca de 5 horas depois deles terem se beijado em “O Império Contra-Ataca”. Os fãs da ordem Machete são particularmente chagados em um suspense .. mas tem aquela ordem, para os fãs que não ligam para uma cronologia misteriosa, mas curtem a história de um modo geral com suspense/ mistérios ou não...


A PRIMEIRA ORDEM- Ernest Rister soluciona esses problemas. Você começa com os episódios IV e V, terminando com o suspense de como Darth Vader pode ser pai de Luke. Então, indo para os Episódios I, II e III, é como se tivesse um grande flashback dessa história. Vale lembrar que “O Império Contra-Ataca” acaba com outros grandes ganchos, com o Império atacando os rebeldes, Luke perdendo uma mão e Han Solo carbonizado, aumentando a expectativa para o desfecho da saga. Assistir aos Episódios I, II e III antes do VI, além de resolver os problemas já apontados pelas ordens oficiais, acaba gerando ainda mais emoção e empolgação na sequência dos fatos.

Essa ordem surgiu porque, George Lucas acredita que Star Wars é a história de Anakin Skywalker, mas não é. A nova trilogia, que estabelece o personagem, é tão pobre em seu desenvolvimento que, se a série é sobre Anakin, a série inteira é um fracasso. Anakin não é um personagem que permita identificação, Luke é. Essa ordem alternativa (chamada “ordem Ernst Rister”) insere a nova trilogia no meio, permitindo à série terminar no seu verdadeiro encerramento (a destruição do Império) enquanto ainda começa com a jornada de Luke. 

Para todos os efeitos, essa ordem mantém a história sobre Luke. Apenas quando Luke se faz a questão fervente “como meu pai se tornou Darth Vader?”, fazemos um longo flashback para explicar exatamente como. Assim que entendemos como o pai dele foi para o lado negro, voltamos para a história principal e vemos como Luke foi capaz de resgatá-lo e salvar o bem que há nele.


Agora que todos nós sabemos as maneiras de como iniciar em star wars, fica por conta de você leitor escolher a forma que mais se enquadra, se a Manchete (4,5,2,3,6) ou Ernest Rister (4,5,1,2,3,6), se ordem de lançamento (4,5,6,1,2,3) ou se a ordem de Episódios- ordem de George Lucas (1,2,3,4,5,6) .. Eu particularmente comecei igual a George Lucas e vou levar assim, meu cérebro se encaixou melhor seguindo uma sequencia crescente. E como vi em muitos artigos pesquisados declaro aqui meu afeto ao personagem “Jar Jar” e a todos os outros coadjuvantes, pois para quem realmente sabe história nem uma sobrevive sem personagens secundários ..
FIQUE LIGADOS .. POIS AINDA TEMOS MUITO MAIS DE STAR WARS VINDO POR AI..
Fontes de pesquisa:
2-https://saladeprojecao.wordpress.com/2012/02/29/apresentando-a-saga-star-wars-a-nao-iniciados/

Comentários

Postagens mais visitadas