Artigo 4- As "Tretas" da força (Glossário da Força)

Como passeamos por todos os pontos do universo STAR WARS ..
NADA MAIS JUSTO.. que conhecermos os significados e algumas curiosidades que muitas pessoas tem, mais que possuem medo de perguntar ..
É gente isso é verdade, fazendo minha pesquisa, sai perguntando pra alguns fã e recebi cada olhar atravessado .. FICA A DICA!..
- Se alguém te perguntar algo sobre qualquer coisa LIVRO, SÉRIE, FILME ou seja lá o que for a respeito de CULTURA, responda.... pois nosso FUTURO depende disso.. não seja estupido, pois nada se consegue se sentindo o "tal "..foi isso que aprendemos com star wars afinal.. todos somos Padawan ninguém nasce Jedi, até Anakin precisou aprender ..

"Com o Orgulho DUPLICADO, a queda é DOBRADA!" Lorde Dookan 
Se você perdeu os outros artigos.. é só aperta nos títulos e se diverti com todo a pesquisa..


O artigo 4 é uma especie de glossário de toda a trama de Star Wars, claro e evidente que não está aqui todos os termos, se não iriamos ter 300 artigos e não terminaríamos.. 
e o nome do artigo surgiu de um comentário de um fã da trilogia, meu amigo Rui Diniz, que no primeiro post me fez chorar de rir.. achei tão engraçado o espanto e a sinceridade que resolvi colocar como titulo ..
"AS TRETAS DA FORÇA"
(querendo ou não, essa história tem mais treta do que outra coisa!) ..
VOCÊ VAI APRENDER AGORA..  

GLOSSÁRIO DA FORÇA
PADAWAN - Padawan signica aprendiz, iniciante, e é um termo utilizado nos filmes Star Wars. Padawan são crianças que faziam treinamentos para se tornarem um cavaleiro Jedi, os cavaleiros do lado bom da força.
Para se tornar um padawan, as crianças tinham que ser escolhidas até os 13 anos de idade, por um cavaleiro do nível dos younglings, e caso não fosse escolhido, teria de ser colocado em uma função diferente em um nível menor, na Subdivisão de Serviço Jedi.
JEDI - Jedi Iniciado era um termo em Básico Galáctico que se referia a uma criança sem determinar sua espécie. Especificamente, Jedi Iniciado era um termo que dizia respeito às crianças sensíveis à Força que estavam nos primeiros estágios do treinamento Jedi. Em uma idade muito nova, eles eram removidos de seus lares e designados para um Clã para seu treinamento. Os Jedi iniciantes também eram chamados de youngling.                           
Clãs de Jedi Iniciados
§  Velha Ordem Jedi
§  Clã Urso
§  Nova Ordem Jedi

SITHOs Sith são uma ordem de guerreiros seguidores do lado sombrio da força que se opõem aos jedi no universo de Star Wars. De acordo com o seu treino e potencial inato, os sith podem desenvolver diferentes poderes, alguns iguais aos dos jedi, outros próprios dos sith. A relação treinamento e potencial inato é muito importante, pois há sith de grande potencial inato, mas que desenvolveram poucos poderes, tal como Darth Vader, e outros muito bem treinados, mas com pouco potencial inato, desenvolvendo poucos poderes, como Darth Maul. Os poderes Sith geralmente são violentos e maiores do que os dos Jedi.

A FORÇA-  é uma constante nas sagas Star Wars e sujeita a muitas interpretações, sendo descrita por Obi-Wan Kenobi no Ep. IV da seguinte forma: "Um campo de energia criado por todas as coisas vivas. Ele nos envolve e penetra, é o que mantém a galáxia unida."
No universo expandido, Luke Skywalker diz: "A Força é um rio onde muitos podem beber, e o treino do Jedi não é a única taça que a pode conter." Numa clara alusão às diferentes filosofias. As teorias defendidas pela velha Ordem Jedi são as que nos são apresentadas nas duas trilogias: Ashla (olado luminoso) versus Bogan (o lado sombrio). 

OS CÓDIGOS- são as filosofias dos dois lados da força:

Código Jedi

“Não há emoção, há paz.”
“Não há ignorância, há conhecimento.”
“Não há paixão, há serenidade.”
“Não há morte, há a Força.”

Código Sith

 “Paz é uma mentira, só existe paixão.”
“Através da paixão, ganho força.”
“Através da força, ganho poder.”
“Através do poder, ganho a vitória.”
“Através da vitória, minhas correntes se rompem.”
“A Força me libertará.”
MIDI- CHLORIANS- Posteriormente, no Ep.I foi introduzido o conceito de "midi-chlorians", como organismos microscópicos, existentes nas células de seres vivos, que facilitam a interação com a Força e podem ser utilizados para contabilizar a sensitividade de cada um. Os que possuírem uma contagem maior de "midi-chlorians", poderão manipular de forma mais eficaz a Força.
Um teste sanguíneo é suficiente para confirmar a quantidade desses seres e dessa forma indicar o nível de sensitividade de alguém. Permitem a percepção da Força da mesma forma que os nossos olhos permitem ver certas frequências luminosas ou os nossos ouvidos interpretar as vibrações do ar como som.
SABRE DE LUZ: Introduzidos no Ep. IV os sabres de luz, ou "espadas laser",  tornaram-se um dos elementos visuais que mais marcaram os filmes e o restante do Universo Expandido.
Inicialmente criados pelos Jedi, rapidamente foram adotados pelos Sith e outros sensitivos, tornando-se na galáxia, sinônimo de algum tipo de ligação com a Força, apesar de poderem ser utilizados por não sensitivos (como o General Grievous). No entanto, a Força é um elemento fundamental na sua construção, visto que é através dela que os vários componentes são fundidos, de forma a garantir o correto fluxo de energia.
Os elementos que sobressaem na composição de uma sabre de luz são os cristais que irão contribuir para a cor, e características da lâmina, podendo existir até um máximo de três cristais no sabre de luz normal.
AGORA VOCÊ SABE QUE NÃO É PRA ISSO QUE SERVE UM SABRE DE LUZ (KKKKK)

ABY- O Calendário Galáctico Padrão é a medição mais utilizada para tempo na Galáxia. Ele é centrado na Batalha de Yavin como o ano iniciante. ABY significa Antes da Batalha de Yavin, enquanto DBY significa Depois de Batalha de Yavin. Este calendário é baseado no tamanho e rotação do planeta Coruscant. É um calendário solar e lunar. A unidade padrão de tempo é o segundo padrão. Sessenta segundos padrões correspondem a um minuto padrão. E sessenta minutos padrões formam uma hora padrão. Cada dia consiste de 24 horas padrões. Uma semana tem 5 dias, e cada mês tem sete semanas. Um ano padrão tem 368 dias, composto por dez meses, três semanas e três dias de feriados.
Calendário Galáctico
Datação Tempo
01 Ano
368 Dias
01 Ano
10 Meses, 3 semanas e 3 dias.
01 Mês
07 Semanas
01 Mês
35 Dias
01 Semana
05 Dias
01 Dia
24 Horas
01 Hora
60 Minutos
Meses
01° Mês
Elona
02° Mês
Kelona
03° Mês
Selona
04° Mês
Telona
05° Mês
Nelona
06° Mês
Helona
07° Mês
Melona
08° Mês
Yelona
09° Mês
Relona
10° Mês
Welona
Dias da Semana
01° Dia da Semana
Atunda (ou Primeday)
02° Dia da Semana
Katunda (ou Centaxday)
03° Dia da Semana
Satunda (ou Taungsday)
04° Dia da Semana
Datunda (ou Zhellday)
05° Dia da Semana
Natunda (ou Benduday)


CORRIDA DE PODS- A corrida de pods foi um tipo esporte popular praticado em várias regiões da galáxia. Eram consideradas muito perigosas e a maior delas foi o Clássico de Boonta Eve. Em 18 ABY, o Império Galáctico legalizou as corridas de pods por toda Galáxia, utilizando agora os potentes motores de Indaial
NAVES- veículos espaciais grandes demais para serem caças. Sempre que possível, naves devem ser classificadas por tipo e afiliação. Segue abaixo, alguns nomes das naves e o link de um site para você conhecer um pouco mais.
-Tho yor
-Outrider
- Espaço Nave
- Codexen
-Dançarino Espiral
-Falha Trágica
-Milenium Falcon
Estrela da Morte- a nave mais famosa da trama vale apena conferir no link acima. 

OS RÔBOS (Não são todos..mas alguns principais)
R2D2 e C3PO - C-3PO foi construído por Anakin Skywalker a partir de todo tipo de sucata para ajudar sua mãe, Shmi Skywalker.No começo ele era simples, com todos os seus mecanismos expostos. Alguns anos depois, a mãe de Anakin, Shmi, lhe deu placas de revestimento para protegê-lo das tempestades de areia.10 anos depois de ser ativado, C-3PO reencontra Anakin e R2-D2. Vai com eles para o planeta Geonosis, onde C-3PO acidentalmente cai numa fábrica de dróides, onde é decapitado e tem sua cabeça fundida num dróide de batalha, R2-D2 volta as peças no lugar.Depois, R2-D2 e C-3PO são as únicas testemunhas do casamento de Anakin e Padmé Amidala.C-3PO passa a trabalhar para Padmé (que lhe dá novo revestimento, dourado) nas missões diplomáticas.
O pequeno robô R2-D2 é um dos principais personagens da saga Star Wars. Ele é um dróide astromecânico, responsável por manutenção e navegação de astronaves. Fala uma "linguagem" incompreensível, de bipes e sons eletrônicos (e inspirou Kenny, de South Park).
R2-D2 e C-3PO são os únicos personagens da série a aparecerem nos 6 filmes interpretados pelos mesmos atores. Kenny Baker foi o ator anão que atuou dentro do dróide em cinco dos seis filmes da série. Apesar de aparecer nos créditos do filme A Vingança dos Sith, Kenny nunca filmou qualquer cena desse episódio.

AT-AT Walker-O Transporte Blindado para Todo Terreno, ou AT-AT walker, era um veículo de transporte e combate quadrúpede usado exclusivamente pelas forças terrestres Imperiais. Ficando em pé a uns 15 metros de altura, estes veículos eram intimidadores, e eram usados tanto por efeito psicológico como para efeito táctico. Um AT-AT tinha uma armadura entrelaçada a prova de blaster, e assemelhava-se a uma besta gigantesca conforme ele se movimentava através do campo de batalha. A cabeça de um AT-AT transportava os armamentos principais, um par de blasters leves localizados na "tempora" do walker, e um par de canhões laser pesados, montados no "queixo" do walker. A tripulação de comando pilotava o AT-AT da cabeça do walker, que é ligada ao corpo principal por um pescoço flexível. A tripulação consistia num chefe, um artilheiro e num piloto. As tripulações e tropas adicionais podiam ser levadas na baía de armazenamento principal do walker. Em geral, um AT-AT transportava 40 soldados imperiais, 4 speeder bikes e mais uma tonelada de equipamentos. O espaço interno podia ser modificado para transportar 2 AT-ST desmontados.

CLONES
Clone Troopers- Na época do seu surgimento, os Clone Troopers da República representavam o futuro da guerra. Muito superiores aos exércitos de Droides de Batalha da era, os clone troopers formavam a espinha dorsal da nova iniciativa militar da República que combatia as forças da Confederação dos Sistemas Independentes. Idênticos em forma, aparência física, resistência e capacidade mental, cada uma das primeiras gerações de clone troopers foi criada nas instalações de clonagem de Tipoca City, no mundo tempestuoso de Kamino. O exército de clones foram aparentemente encomendados pelo Jedi, Zaifo-Vias, uma década antes da sua entrada no campo de batalha. Após algum tempo, nas planícies barrentas de Geonosis, numa grande fortificação Separatista, a primeira batalha das Guerras Clônicas surgiu. Os clone troopers equipados com armaduras avançadas e suporte aéreo, fizeram tremer as forças Separatistas, e cortaram através dos rankings de droides de batalha. Liderados em batalha por comandantes Jedi, os clone troopers garantiram a vitoria da guerra. Por muitos anos, os cavaleiros Jedi acompanhavam os clones em várias missões, principalmente no período das Guerras Clônicas. Entretanto, embora fossem amigos, os clones tiveram que executar um extermínio total dos Jedi: a Ordem 66 comandada pelo Chanceler Palpatine
Stormtroopers- são Clones da tropa de elite do Império Galático. Como os Destróieres Estelares classe Imperial e os caças TIE os Stormtroopers serviram como lembrete do poder do Imperador, as extensões de sua vontade e um método de manter o Império em milhares de sistemas estelares, em conformidade com o medo.
Os Stormtroopers operavam junto com o Exército e a Marinha Imperial de forma independente.

OS PERSONAGENS 
Principais:
  Darth Vader
 Anakin Skywalker
Obi-Wan Kenobi
  Luke Skywalker
  Princesa Leia
  Mestre Yoda
  Imperador Palpatine / Darth Sidious
  C-3PO
R2-D2
  Han Solo
  Chewbacca
  Padmé Amidala
  Conde Dookan
  Lando Calrissian
  Mace Windu
 Qui-Gon Jinn

Coadjuvantes:
Vice-Rei Gunray
  Cad Bane
Onaconda Farr
 Chanceler Valorum
Shmi Skywalker
Bail Organa
  Ahsoka Tano
  Jabba o Hutt
  Wicket
  Deej Warrick
  Ponda
  Shaak Ti
  Peixe-garra
  Luminara Unduli
 Kabe

 Comandantes e capitães clones
Capitão Rex
  Comandante Bly
  Comandante Cody
Comandante Green
  Comandante Stone
Sargento Fox

Os Jedi
  Jedi da Velha República
Anakin Skywalker
  Obi-Wan Kenobi
 Mestre Yoda
  Mace Windu
  Qui-Gon Jinn
  Kit Fisto
  Luminara Unduli
 Ki-Adi-Mundi
  Shaak Ti
  Plo Koon
  Eeth Koth
 Conde Dookan.( Até certo ponto.)
  Kazdan Paratus
§  Jedi da Nova Ordem
  Luke Skywalker
  Leia Organa
 Mara Jade Skywalker

Os Sith
Dark Lords of the Sith
  Darth Sidious
  Darth Vader
 Darth Maul
 Darth Tyranus
Darth Bane
  Darth Krayt
  Darth Malak
Darth Caedus
  Darth Andeddu
  Darth Cognus
Darth Bandon
 Darth Nihilus

Maiores Sith depois dos Dark Lords of the Sith
 Lord Loccinuns
 Bo Vanda
Dathka Graush
Dor-Gal-Ram
  Garu
 Horak-Mul
 Kla
  Komok-Da
 Larad Noon
Mondrak
Najus
The Patron
  Poxall
  Shar Dakhan
 Simus
 Tritos Nal

Novo Império Sith
Bastila Shan
  Darth Bandon
 Darth Nihilus
  Darth Sion
  Darth Traya
  Jorak Uln
  Uthar Wynn
  Visas Marr
  Yuthura Ban

 As fraternidades da escuridão
  Kaox Krul
 Larad Noon
  Seviss Vaa
  LaTor



QUANDO É O DIA DO STAR WARS? E PORQUE EXISTE UM DIA ESPECIFICO?  
O 4 de maio é considerado um feriado por fãs de Star Wars para celebrar a cultura de Star Wars e honrar os filmes. O dia é chamado de Dia de Star Wars por causa da popularidade de um trocadilho com o modo de chamar esse dia em inglês.
Como a frase "May the Force be with you" (em português, "Que a Força esteja com Você") é uma citação famosa muitas vezes falada nos filmes de Star Wars, os fãs comumente dizem "May the fourth be with you" (em português, "Quatro de maio esteja com você") neste dia. Com isso, pode-se notar que o trocadilho apenas funciona em inglês, ficando sem sentido em português.
Os fãs atuais de Star Wars não foram os primeiros a introduzir a frase "May the fourth be with you": quando Margaret Thatcher foi eleita a primeira mulher como Primeiro Ministro da Grã-Bretanha em 4 de maio de 1979, seu partido colocou um anúncio no The London Evening News que dizia "May the Fourth Be with You, Maggie. Congratulations."  Esta frase também foi registrada no Hansard do Parlamento do Reino Unido.
Em uma entrevista de 2005 para o canal N24 de notícias da TV alemã, foi pedido ao criador de Star Wars, George Lucas, que ele falasse a famosa frase "Que a Força esteja com você." O intérprete simultaneamente interpretou a frase em alemão como Am 4. Mai sind wir bei Ihnen ("We shall be with you on May 4", em português, "Vamos estar com você em 4 de maio"). Isso foi captado pela TV Total e foi ao ar em 18 de maio de 2005.
Em 2011, a primeira celebração organizada do Dia de Star Wars aconteceu em Toronto, Ontário, Canadá no Cinema Subterrâneo de Toronto. As festividades incluíram um Game Show de Trivia sobre a Trilogia Original; um concurso de fantasias com os juri composto por celebridades; e a exibição em tela grande dos melhores filmes, mash-ups, paródias, e remixes da web. A segunda edição anual aconteceu na sexta-feira, 4 maio de 2012.
A única exceção:
O Conselho da Cidade de Los Angeles declarou no dia 25 de maio de 2007, como Dia de Star Wars, em homenagem à data de lançamento em 1977 de Star Wars - Episódio IV:Uma Nova Esperança. Uma iniciativa separada ao se observar que o Dia do Orgulho Nerd acontece no dia 31 de maio, e é baseado na conexão e laços de Star Wars com o O Guia do Mochileiro das Galáxias e Discworld.
Fontes da pesquisa:

Então .. ficamos por aqui.. e não esqueçam de compartilhar os treinamentos Jedi com seus amigos.. 
assim como eu tive curiosidade de pesquisar, muitos podem estar perdidos e precisando de ajuda.. 
e nunca esqueçam ..
Que a força esteja com todos nós ..
então esse é o fim.. 

Até a próxima..

Comentários

Postagens mais visitadas