Mentirosos de E.Lockhart

Atualmente estamos presenciando um novo cenário literário..
um mundo que vai além da ficção cientifica, do romance e de licenças poéticas..
Hoje os escritores estão se voltando para enredos que trabalhem o PSICOLÓGICO ..
A mente humana e suas diretrizes como ÉTICA, RAZÃO E MOÇÃO  ...
se você já leu esses livros (é só conferir as resenhas no link):
*John Green (Cidades de Papel)
*Matthew Quick (Um lado bom da vida) 
*Ava Dellaira (Cartas de amor aos mortos)
*Laurie Halse Anderson (Garotas de vidro) 
* Winston Groom (Forrest Gump- O contador de história)

Vai entender o foco da Lockhart, ela pediu no final da história para que o livro não fosse comentado com outras pessoas que ainda não leu MENTIROSOS .. então vamos explicar esse novo/velho universo literário.


para se começar uma história onde será trabalhado a mente humana..
para mim o escritor deve ter muito conhecimento e saber narrar a história..
já li livros em que o escritor se perde com o enredo e acaba repetindo fatos .. e envolver a MENTE HUMANA, SENTIMENTOS E DILEMAS não é nada fácil.


Sinopse ..
Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.

Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.
  

A escritora de Mentirosos, conseguiu capitar e equilibrar o sucesso desse livro, misturando temas que saem da linha da ficção e que passam a ser comuns hoje em dia, temos briga entre famílias por motivo de herança, mas não apenas a mesquinharia e a obsessão pelo dinheiro aparecem, tivemos também discriminação, racismo e claro a MENTE HUMANA EM AÇÃO .. fui enganada pela autora na "cara dura" nunca imaginei um final firme, coerente, concreto e perfeito (perfeito no sentindo de não fugir na trama, ser o final ideal para a situação) .. 
como eu falei em alguns artigos .. o livro não precisa ter um final "romantiquinho" pra ser considerado bom, levar um tapa de um escritor sempre ajuda a seguir ..


Livros que envolve a mente, me deixam intrigada 
o livro começa com uma pressão psicológica, que te leva a vários caminhos..
até a compreensão de porque "mentirosos"  
prometi a mim mesma que não soltaria SPOILERS ..
e não vou..

Mas deixe Cadence levar você a essa aventura.. mais sem julgar, sem apelar e.... 
SEMPRE FAZENDO AQUILO QUE TEME..




Perceba que o livro, tem sim um final chocante, mas mostra que sem a família seja ela gananciosa, mesquinha, birrenta ou totalmente tradicional.. 
sempre devemos AMA-LA ..
FAMÍLIA .. será nosso porto seguro.. mais também a dor de cabeça.. 
Candence, Mirren, Johnny e Gat foram não apenas família, mas cúmplices e no meio da confusão souberam se amar e tirar forças para continuarem sendo família..



e antes que fale ... de mais ..
deixo então essa dica..
Livros que falam ou envolvem a mente humana e seus dilemas interiores .. são bons.. quando escrito de forma correta e sem muitas voltas, quando o tema é seguido em uma ordem certa de fatos ..
e para mim MENTIROSOS entrou na minha lista de livros mais bem narrados ...
boa leitura..
até o próximo artigo 

Comentários

Postagens mais visitadas