Princesa de Gelo de Thayane Gaspar




Fazia um certo tempo que não lia livros que se reportassem ao "psique adolescente", minha última leitura ou à que me marcou bastante foi "GAROTAS DE VIDRO" da Laurie Halse (clik para ver a resenha!) que fala sobre o transtorno da bulimia. Gosto de leituras assim.. que chamam a atenção para temas fortes e situações marcantes que alguns adolescentes/ jovens sofrem na vida .. falar sobre o que ocorre na mente de um adolescente, o que eles sentem e suas lutas diárias para se encaixarem na sociedade nem sempre é fácil.. mas gostei do foco do livro da Thayane.. Mas em alguns momentos o livro deixou a desejar.. mas em um todo super indico a leitura ..


Sinopse
"Eu não tenho coração. Acredite, é verdade.
Até mesmo em momentos em que a adrenalina prevaleceu em meu sangue fazendo com que ele trabalhasse mais rápido.
Eu deveria ouvi-lo bater ou ao menos senti-lo, mas é como se ele não fizesse mais nada além de pulsar.
Não pulsar vida, mas apenas apenas sangue para que o meu corpo , ligado a minha alma sempre mórbida, continue respirando.
Fetiço. Magia.Encanto. Poções. Bruxaria.
Não, apenas meu coração e simplória e podre maldição."
Vamos começar nossa conversa de hoje .. 
Eu super admiro escritores que sabem misturar o real e o fictício dentro de suas histórias, Thayane conseguiu acoplar essas duas extremidades na sua narrativa, um tema forte como suicídio na adolescência é narrado com tantas frases, personagens e enredo poético, mas infelizmente em alguns momentos o enredo ficou cansativo por ter uma personagem muito complexa, mas em um todo o livro foi excelente ..


Não irei falar dos personagens pois quero que vocês leiam o livro e os conheçam .. e que sintam as decisões e dores que cada um sentiu, a adolescência como todos sabemos e alguns já passaram por ela, sabe que desequilibra qualquer um, aqueles que não são fortes acabam decaindo e outros conseguem sobreviver com poucas lesões .. mas digamos que no livro o tema "Suicídio" pode ser um alerta ..
quantos adolescente não pensam nisso.. não pensam em acabar com a vida para passar a tormenta.. 
Eu como educadora, colocaria em sala o livro da Thayane pois "Princesa de Gelo" é o que pode esta acontecendo realmente com algum adolescente perto de você.. e com um simples estender as mãos, você poderá está salvando alguém desorientado ..

 

No livro, a personagem consegue ser salva pelo "Amor" .. 
talvez para algumas pessoas esse sentimento pode ser a salvação..
fica não apenas a dica de uma leitura forte e marcante 
como uma oportunidade de orientação .. 
ser adolescente não é fácil, e passar pela tormenta e pelas lutas de valores é um caminho cheio de armadilhas e que sem alguém para guiar a queda é inevitável ..


Então fica a dica .. 
uma leitura Nacional que tem todo um potencial de ajuda e orientação..
leiam e indiquem talvez alguém esteja precisando deste enredo para tomar um rumo certo..
Boa leitura .. até a próxima ..

Comentários

Postagens mais visitadas