Lucinda - Não tem para onde ir de Rosana Andréia

Que história marcante.. Lucinda é o cenário real de muitos adolescentes do nosso país.. jovens que vivem a espreita da marginalidade, da violência e das drogas, que infelizmente tentam buscar uma vida melhor, os que possuem uma mente determinada conseguem sua vitória, porém os que se entregam facilmente a esse mundo obscuro ..muitas das vezes agem como LUCINDA .. A Escritora Rosana entrou na minha vida como poetisa e escritora .. mas me apresentou seu lado educacional ...e isso pesou em nossa amizade, alguns sabem que sou pedagoga e acho maravilhoso conhecer outro igual, que sabe a luta que é a vida educacional em nosso país ..agradeço a minha amiga Rosana por não desistir de alertar e ajudar a educação por meio da arte .. esse seu livro, que acabamos de ler é a realidade vivida em muitas escolas, não apenas a condição de vida e a sociedade traumática como um todo, mais o ensino em si .. a escola que é cega, muda e surda.. o professor que não desce do pedestal .. a escola que passou a ser praça de alimentação e não local de aprendizagem .. CLARO! QUE NÃO SÃO TODAS AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, EXISTEM AQUELAS QUE FAZEM A DIFERENÇA ..E ESSAS EU AGRADEÇO DE CORAÇÃO! E AOS PROFESSORES QUE NÃO SÃO SÓ FACILITADORES E SIM MESTRES, ADVOGADOS, TERAPEUTAS, PSICÓLOGOS E LEITORES .. ESSES QUE MARCAM AS NOSSAS VIDAS ..OBRIGADA! E OREMOS PARA QUE SUA VALORIZAÇÃO NÃO DEMORE! então vamos conhecer um pouco mais de LUCINDA.

Uma breve sinopse...
A história é contada por uma bicicleta estilo anos 50, uma confidente de Lucinda e sua Tia.. e é por
ela que ficamos sabemos de fatos dolorosos, mais reais de uma vida em uma comunidade super violenta, mantida pelas drogas e que influência para o lado obscuro as suas crianças.. Lucinda teve uma vida penosa, com tudo que uma criança normal não deveria ter contado.. sua mente já estava formada no mundo das drogas e mesmo sua Tia .. seu único socorro.. além de uma pai violento ... tentou entregar seu coração.. que segundo a bicicletinha .. foi apenas esmagado e ferido por Lucinda ..
EM MEU PARECER ..
Confesso que no início começou a me dar uma certa raiva da personagem.. por esta jogando fora a oportunidade de ter uma família que a ama e a quer bem .. mais conforme seguimos a narração da bicicletinha temos os fatos e as verdades tão pesadas.. mesmo com a boa oportunidade de vida.. Lucinda já tinha uma mente formada, já sabia o que queria..e só restava a ela encontrar a si mesmo .. se curar de si mesma .. e como diz a bicicletinha.. isso nem ela poderia ajudar .. 

Na história temos fatos que são curriqueiros do nosso dia-a-dia, fatos tristes e lamentáveis porém reais  .. crianças abandonadas .. crianças jogadas ao mundo das drogas ..perdidas ..o que fazer? como ajudar? .. temos muitas opções.. uma delas é adoção e apoio.. outras são ajudas médicas, confiança na reabilitação da criança e na própria criança .. mais a principal delas é não abandona-las de novo .. a escola sempre foi um caminho, porém infelizmente .. algumas escolas deixam a desejar .. entretanto existe a esperança de que um dia teremos apoio e valorização ..

Separei essas partes do texto para degustação e incentivo a leitura.. se você gostou da história entre em contato com a escritora por meio do instagram @contosmentirosos1967 e conheça um pouco mais de seu trabalho artístico.. caso queira ouvir suas lindas poesias à siga em seu canal no youtube "Rosana Andréia Multifacetada"  (aperte no nome em destaque e você será direcionado as páginas na internet) Então para finalizar agradeço a minha amiga Rosana por essa obra maravilhosa e oro para que seu talento seja reconhecido. 

Comentários

Postagens mais visitadas