Ruína e Ascensão de Leigh Bardugo (livro 3- Trilogia Grisha Verso)

 Diário, 14/07/2021

Olá leitores, vamos começar esse diário imaginando como deve ser difícil para um personagem principal ser odiado pelos seus leitores, confesso que nunca havia sentindo isso antes, querer distância da "mocinha" da história, realmente foi uma novidade para mim .. como leitora eu sempre procuro entender os personagens, anotar cada passo, cada mudança e evolução, para poder aceitá-lo mesmo que seja mal desenvolvido no final.. porém Alina Starkov ultrapassou o limite de rejeição, tentei de todas as maneiras encontrar os pontos de uma heroína de verdade, tentei falar a seu favor no primeiro livro, tentei gostar dela como Sankta, compreendi é claro que ela teve que se readaptar a uma vida que não era sua, porém creio eu que essa adaptação não iria demorar tanto, três livros para no final ela ainda não entender seu próprio poder é difícil de engolir .. não quero jogar pedra, ser do contra (LEITOR LEIA O LIVRO ANTES DE TUDO! CRIE VOCÊ A IMAGEM DOS PERSONAGENS) nem falar mal da obra, porque no todo a Trilogia Grisha foi um marco pessoal para mim, o livro fortaleceu as amizades que venho plantando com as minhas amigas Amy e Mari, essa leitura nos uniu mais ainda e isso foi fantástico, unidas pela devoção a um vilão, que só queria ter alguém ao seu lado .. unidas por um grupos de pessoas que só queria viver sem guerras .. unidas por um rapaz que finalmente aprendeu a se amar e a deixar Alina fazer suas próprias escolhas .. unidas para ver um novo rei .. unidas para ver a morte de uma Sankta. Resumindo .. 

Não estamos Arruinando nada .. Alina foi a ruína! 


A leitura dessa Trilogia foi feita em grupo, começamos o livro com uma programação de tempo que não deu certo, devido o próprio livro, percebemos que perderíamos um personagem que amamos e isso balançou nosso ritmo de leitura lá pelo capitulo 10, fazendo a gente reestruturar a programação .. é horrível quando começamos a sentir que um personagem querido vai nos deixar.. o livro em si, foi uma montanha russa de sentimentos em certos momentos vibramos e em outros padecemos. 


E o jogo finalmente começou no último livro Grisha, como Alina ressalta muito bem "ERA ESSE O JOGO QUE JOGÁVAMOS, QUE ESTAVA JOGANDO DESDE QUE EU HAVIA SIDO TRAZIDA PARA CÁ..." e essa disputa de poder, guerras, perseguições e surpresas deixou muitas lembranças: quando finalmente Maly começa a se impor contra Alina e a deixa tomar suas próprias decisões, quando Genya percebe que é muito mais forte que sua frágil beleza, quando David acorda para a vida e finalmente enxerga Genya como mulher, quando nosso amado Darkling finalmente consegue dizer seu nome de batismo para a única pessoa que queria amar no momento, Aleksander (o nome do meu filho, quando o tiver!kkk) até mesmo quando Alina por um relapso de minutos valoriza seu próprio poder contra o Apparat ... depois dai meu querido leitor.. você terá que descobrir os mistérios desse livro..

Antes de finalizar esse diário, minhas amigas vão falar um pouco do que foi esse avalanche de leitura para elas, "mais um livro nós destrói" é o resumo dessa leitura em grupo e vocês? 

Amy @leiturasda_amy : Quando eu comecei a ler a trilogia lá no primeiro livro, eu pensei bom em algum livro a autora vai explicar mais sobre o Darkling e sobre a própria Alina, como eu adoro um detalhe, fiquei fantasiando isso, mais infelizmente me decepcionei. Nesse ultimo livro fui com todas as minhas fixas achando que todas as duvidas que eu tinha iria ser esclarecida corretamente, mais não ocorreu, Alina é chata, egoísta e não amadureceu nada, (lembrando que é meu ponto do vista pessoal). Bom de qualquer forma eu esperava muito mais do livro talvez seja por isso que me decepcionei...mais por incrível que pareça eu gosto do Maly agora. 
E amei ler a trilogia com vocês e logo vamos ler o restante juntas.

Mari @livrosemarii: Bom, acabou com todas as minhas boas expectativas!! Eu esperava que a Alina tivesse uma postura mais certa de quem ela era, e não vi isso nesse último enredo, continuo achando-a chata e o final dela foi péssimo, poderia ter se reerguido com o a família Grisha. Darkling é meu amorr, entendo que ele teve escolha, mas penso que ele de repente não sabia como fazê-las, e aí ele se depara com outro muro na frente dele quando a Alina se volta contra ele então, perde toda a razão, mas ainda amo Alecksander, essa cena arregaçou meu coração. Maly finalmente achou um rumo para ele, e eu tinha suspeitas sobre ele, adorei, ele parou de ser chato também e mulherengo né kkkk. Não foi o melhor livro, achei que a autora já estava fadigada com a história e queria se livrar dela. O Apparat, até agora não entendi o propósito, mas ta bom. Nikolai meu outro amor, merecia um pouco mais também...

 Bem, é isso, eu curti a leitura porque, foi com as minha amigas Darklingers/ Nikolais, rimos, gritamos, choramos, a Dany querendo jogar o livro pela janela do trem foi o auge... mas achei o livro medíocre, tinha tudo pra ser bem melhor o final.

Caro leitor, finalizamos o primeiro patamar do universo Grisha, caso você esteja em dúvida em começar essa série, deixarei o link das resenhas dos primeiros livros, mesmo que nós (eu, Amy e Mari) fiquemos com um pé atras sobre Alina, não significa que o livro no todo seja ruim, pelo contrário é um mundo novo a ser explorado por você .. então em breve nos veremos na 
DUOLOGIA SIX OF CROWS. 

RESENHAS:


Leitor para adquirir seu exemplar e/ou a Trilogia Grisha é só clicar no nome do livro "Ruína e Ascenção" e você será direcionado para a nossa página do linktree, obrigada por nos acompanhar nessa aventura. 

 Editado pela minhas maravilhosas amigas: Amy @leiturasda_amy e Mari @livrosemarii           Instagram literário do nosso blog:  @diario_ch 

Comentários

Postagens mais visitadas