Leituras do Mês de Agosto- Nostalgia literária

 Diário, 03/09/2021

Olá leitores, estou aqui para fazer um diário diferente, vamos tentar fazer um tour pelas leituras finalizadas do mês de agosto.. uma espécie de nostalgia literária; queria muito criar algo novo.. um tema que me fizesse falar daqueles livros marcantes que deixam no coração aquela fagulha de amor e motivação.. "A LEITURA nos transforma em pessoas cujos corpos são feitos de LIVROS e de TEMPO, um tempo circular e infinito." passamos por um livro chamado "A CASA DE PAPEL", nele só tivemos a confirmação de que ler não é algo em vão ou sem sentido .. ler é a salvação, o remédio, a companhia e a força .. a leitura para mim chegou como um socorro e desde então nunca parou.. esse Diário, no inicio teve a importância de informar as leituras feitas em um todo, hoje seu objetivo é mostrar o quando essas leituras interferiram na minha vida. Eu DANIELLE . Eu a leitora. Eu a paciente... que esse momento possa te ajudar a entender ou a aceitar nossa anomalia chamada BIBLIOFILIA .


E vamos começar pelas literaturas asiáticas, há exatos 4 meses comecei a me envolver com a cultura de alguns países asiáticos: Coreia, Japão e China. Eu super já amava o Japão, o ritmo jrock ou Rock Japonês sempre esteve muito presente na minha adolescência e agora depois de adulta de uma maneira inusitada fui surpreendida pelas séries ou os famosos "DORAMAS", são como novelas e/ou séries que falam de romance, ação, ficção mas sempre com aquela pitadinha do drama e esses DORAMAS me deram algumas indicações muito boas de LITERATURA.. tudo na minha vida tem que ser envolvido a minha grande paixão LIVROS e claro que soquei a agenda dessas indicações literárias e algumas delas se fizeram presente no mês de Agosto. 

FINALIZADOS ASIÁTICOS : 
✨PACHINKO de Min Jin Lee: https://amzn.to/3kMReVu
✨EU SOU UM GATO de Natsume Soseki: https://amzn.to/38ygrNR
✨A MÃO E O TAMBORIL de Jo Yong (Coleção:It's Okay To Not Be Okay): https://amzn.to/3DGznbj
✨EM BUSCA DA FEIÇÃO REAL de Jo Yong(Coleção:It's Okay To Not Be Okay) https://amzn.to/3kGJ68Q


Fizemos uma viagem pela Coréia e Japão, começamos com as histórias de Pachinko um livro dividido em 3 ARCOS (que está programado para virar um Dorama Coreano) e cada livro mostrou a luta de Sunja e sua família nessa migração da Coréia para o Japão, a dificuldade e a luta que ela passou no decorrer da trama foram marcantes para mim, foi um livro que me levou a fazer muitas e muitas pesquisas, saber mais sobre a história da Coréia. A triste e mórbida Segunda Guerra Mundial, a divisão das Coréias, e muitos outros fatos que fizeram desse livro o destaque do mês e até o momento do ano. 

EU SOU UM GATO foi uma indicação do dorama coreano "Romance Is a Bonus Book", Natsume Soseki chegou até mim através da frase  "Eu Te Amo" que o escritor da Era Meiji traduziu para seu livro como "A Lua é Linda" devido os anagramas japoneses, essa história me levou a pesquisar mais sobre o escritor e o divertido dessa pesquisa foi descobrir que o primeiro livro de Natsume foi um monólogo de um gato muito sarcástico, crítico e muito culto, um choque para uma Era muito rígida e cheia de costumes.   

A MÃO E O TAMBORIL & EM BUSCA DA FEIÇÃO REAL foram dois livros infantis que vieram direto do dorama coreano "It's Okay To Not Be Okay", na trama esses dois livrinhos foram essenciais para compreendermos a imensidão de sentimentos que esse dorama passa, foram livros que deixaram ensinamentos não apenas para as crianças, mais para nós.. e a principal lição é não deixar de ser criança ..não ser um adulto ruim.. não viver de mascaras e aparências. TUDO BEM NÃO SER NORMAL!
 


As outras três leituras foram um complemento muito bem-vindo para o "ano de agosto".. o bom desse mês é que ele é tão longo que te força a ler mais, a conhecer mais, a aprender mais e eu fui seguindo o ritmo.. Então, vamos conhecer: 
✨ A CASA DE PAPEL de Carlos María Domínguez: https://amzn.to/3yFU6bR
✨OS CRETINOS NÃO MANDAM FLORES de La Mordena / 
Moderna de Pueblo: https://amzn.to/3DEA70J
✨NÃO SOU EU, É VOCÊ de Mhairi McFarlane: https://amzn.to/3kRbMfp

A CASA DE PAPEL para mim, foi um espetáculo de livro, ele praticamente criou um novo estilo de vida e é o estilo que quero para mim "a famosa velha dos livros". O livro passa a ser não apenas um objeto de passa tempo, mas uma marcação de tempo e espaço, sua vida, sua alma, seu eu, passam a girar em torno dessa paixão pelos livros.. 
"LIVROS E ESTANTES..Não consigo deixar de acrescentar uma nova estante, outra fila dupla;[as estantes e os livros] avançam pela casa, silenciosos inocentes. Não Consigo detê-los."
"Às vezes, estamos tão nervosas e impacientes para conseguir alguma coisa, seja o que for, que não nos valorizamos."
OS CRETINOS NÃO MANDAM FLORES de Moderna de Pueblo trouxe aquele lado cômico, divertido, porém com um grande alerta sobre relacionamentos, aquela fase da vida que para alguns a busca por um parceiro é muito mais que uma aventura é um desastre completo é o que mantém viva a esperança pelo par ideal.. esse quadrinho deu inicio a fase romântica ou ao meu lado clichê .. Moderna de Pueblo conseguiu criar em seus quadrinho aquela conexão com o leitor como uma conversa, muitas pessoas passaram pelo que ela passou com suas amigas e a vida romântica nem sempre é um mar de flores é o que a gente vai aprender em ..


E para finalizar essa "Nostalgia Literária", vamos falar de clichê ... Ahhh como eu amo um bom romance previsível, a cada capitulo, mesmo que você saiba o que vá acontecer, você se deixar ser surpreendida pelo amor.. Delia é uma moça que abriu mão de seu sonho, ser quadrinista, pelo ideal do amor. Tinha um relacionamento de 10 anos com um "cretino coitadinho" (aquele tipo de cara que Moderna de Pueblo alertou em seus quadrinhos) que se fazia de coitado e usava a morte de seus pais para se apossar da vida de Delia..mas a máscara dele caiu ... The Fox surgiu... Delia viu na traição de seu ex a oportunidade de ser ela mesma, de viver o que ela realmente queria, de se sentir livre .. e esse livro fala justamente disso .. o seu romance certo, vai acontecer! Não se precipite! 

Foi tudo isso que vivemos em AGOSTO. Não me arrependo de nenhuma leitura, todas se complementaram e espero que essa nostalgia dos livro lidos, seja um incentivo para você! Ler é como respirar para mim, um ato que está comigo 24hr. Faça dele também a sua válvula de escape, para que não adoeça, mas se for para acontecer que seja como Carlos María Domínguez falou em 
"A Casa de Papel" . 
"E Se for para adoecermos, então que seja dessa dulcíssima enfermidade- A DOENÇA DA LEITURA- com os livros ao nosso lado, podemos superar a cegueira e atravessar o deserto!"

✨ Todos os link da Amazon desse post, são para facilitar a procura e para manter o nosso blog. 
Obrigada!
Boa leitura e Boa Nostalgia ..

Editado pela minhas maravilhosas amigas: Amy @leiturasda_amy e Mari @mari_nssilva        Instagram literário do nosso blog:  @diario_ch 

Comentários

Postagens mais visitadas