O amor na saga twilight!!!





Passei quase dois anos lendo, pesquisando e analisando sobre o tema tão falado na saga twilight ou crepúsculo, é visível que a história é baseada no puro amor.. hoje podemos ate falar que está ao lado dos grandes romances que possuímos, como o memorável “Romeu e Julieta” de Willian Shakespeare, “O morro dos ventos uivantes” de Emily Brontë, “Razão e Sensibilidade” e “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen e assim vai..

Como podemos notar os livros ditados acima, também são citados na saga, por Bella e Edward, nosso principal casal..

Em uma das minhas pesquisas resolvi, ir alem dos autores românticos e entrei em um livro no qual muitas pessoas só o utilizam no Domingo e outros nunca tiveram contado com ele.. A BÍBLIA .

Lá em I Coríntios 13: 4-7 diz que..

O amor é: Sofredor, Benigno, não é invejoso, não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal, não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade, tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta.
Mas adiante na pesquisa.. observei que existe 3 tipos de amor, isso segundo a palavra de DEUS..

1. Amor Agape- é um amor divino (homem e Deus)
2. Amor Phileo- é o amor de amigo (homem e homem)
3. Amor Eros- é o amor de amante (amor entre marido e esposa).

Na saga possui pelo menos os dois primeiros, a presença do Carlisle (pai de Edward) na saga, mostra a discussão que ate hoje as pessoas possuem a existência do inferno, a busca por uma vida eterna sem atribulação, uma vida de abundancia, uma vida no céu...

O amor de amigo é visto no relacionamento de Bella com Jacob e com os outros humanos (como Ângela) e ate mesmo Alice que se torna uma irmã para ela..

O ultimo amor .. o Eros ..é a grande polêmica do filme, os homens não entende porque Edward ainda é virgem e Bella por ser uma moça independente esta na mesma igual ao vampiro..

Claro que não é somente isso que reparei na saga, o amor que vemos na saga ..é um amor proibido, um romance perigoso, devorador, predestinado e como a própria mãe de Bella diz.. é um amor “satélite”..

Bella gira ao redor de Edward como imã.. como um satélite em movimento.. seu amor é tão devorador e obcecado, que ela chega a abrir mas de seu futuro como humana por ele..

Claro que isso é só ficção espero que nossos jovens, não tenham mente de criança ao ler algo desse tipo.... Morrer por amor..é algo muito bonito, mas Matar por amor..é algo diferente e muito perverso, ate morrer já acho loucura, pois quem ama cuida não é isso ,,e se cuida também..

Observa-se também que não é só Bella que ama desesperadamente, Edward faz de bella o motivo de sua existência, a razão de estar vivo (como ele mesmo diz “se é que estou vivo”)..

O prólogo de amanhecer.. diz tudo o que eu quero escrever sobre um amor destruidor, lunático e incondicional..

“Mas quando se ama aquele que vai matá-la, não restam alternativas. Como se pode correr, como se pode lutar, quando essa atitude magoaria o amado? Se sua vida é tudo o que você tem para dar ao amado, como não dá-la? Quando ele é alguém que você ama de verdade.” Bella, p.13 Amanhecer

Sabe falar de amor é ótimo..mas não posso escrever um livro aqui..(risos)..
Acho que Jacob entrou na trama, só pra aumentar o amor de Edward e Bella, falo aqui, a frase de Mauricio Saldanha dita em no seu site “Jacob, Edward e Bella estão fazendo sua família” claro que ai entra a Renesmee, ia ser chato ter um “pastel” sempre do lado ..(risos)..

Sabemos que ate Jacob tirou o chapéu para esse amor tão absurdo, que eles próprios falam que um é como uma droga feita especialmente para o outro..

Vou finalizar esse artigo com a celebre frase de Jacob em Eclipse, p. 425..
“Eu sou perfeito para você, Bella. Teria sido tranqüilo para você... confortável, fácil como respirar. Era o caminho natural que sua vida teria tomado... Se o mundo fosse como devia ser, se não houvesse monstros e nenhuma magia...”

Fim
Se vocês quiseram ler mais sobre isso.. leiam o livro “A cruz e o Crepúsculo” e é claro a Bíblia ...
Danielle Suzy- futura contadora de história

Comentários

Postar um comentário

O que você achou leitor?

Postagens mais visitadas