Quadro "Hora da Música" com a banda Arandu Arakuaa

Gente é uma honra e um imenso prazer que trago essa banda para nosso dia-a-dia.. uma banda que deveria ser o simbolo do nosso país .. como todos já percebemos o nosso "ROCK" está morrendo, estamos ficando cada vez mais apagados, mas vendo e ouvindo essa banda percebi que temos muitas perolas que infelizmente não chegam para todos na nação .. mas hoje eu quero mostrar pra vocês o "METAL" fodastico que essa banda faz ..

ARANDU ARAKUAA

Díario- Olá Banda AranduArakuaa, sejam bem vindos ao nosso blog e muito obrigado por nos proporcionar boa música, primeiramente queria que abanda se apresentasse, falasse de sua formação atual e contasse como foi o surgimento desse grande aglomerado de cultura e metal..e confesso a vocês que quando os ouvi simplesmente pirei .. e não posso deixar passar e perguntar o que significa o nome da banda?
Zândhio–Gratidão. AranduArakuaa (saber dos ciclos dos céus ou sabedoria do cosmos em tupi-guarani), esse nome foi retirado do livro, A Terra dos Mil Povos: História Indígena Brasileira Contada por um Índio de Kaká WeráJecupé, que trata a cerca da cosmologia Tupi-Guarani. Éformada por mim (Guitarra/Viola Caipira/Vocais/Teclado/Instrumentos Indígenas), Nájila Cristina (Vocais/Maracá), Saulo Lucena (Contrabaixo/Vocais de Apoio/Maracá) e Adriano Ferreira (Bateria/Percussão).  A banda surgiu da necessidade de nos expressarmos artisticamente lançando mão de uma vasta gama de referências musicais que sempre estiveram presente em nossa formação musical. A escolha da temática está diretamente ligada com ancestralidade, identificação e compromisso com a preservação e divulgação das culturas e lutas dos Povos Originários dessa Terra.
Compomos em Tupi Antigo, Xerente e Xavante. A ideia daqui pra frente é compor algumas letras com participação de amigos indígenas de diferentes povos. Justamente pra divulgar e mostrar também um pouco da diversidade de idiomas indígenas e tentar quebrar com essa ideia de que todo índio fala em Tupi.

Diário- Claro que o nome da banda e o estilo já chamam muita atenção e eu acho uma “falta” nem todos os brasileiros os conhecerem, vocês me hipnotizaram e senti muito orgulho de dizer que “isso tudo faz parte da gente”..queria que a banda nos falasse como é esse processo de banda de metal independente e ainda por cima que cantam em Tupi.
Zândhio– Desde a chegada dos invasores europeus nessas Terras houve um grande esforço em dizimar as culturas dos Povos que aqui viviam e impor a cultura dominante. Um processo que vivemos até os dias atuais, porém, as culturas indígenas não se manifestam apenas em traços de heranças culturais... Elas vivem de forma material e imaterial.
Desde nosso primeiro lançamento em 2012 que diariamente as pessoas vêm até a nós pra dizer o quanto nossa música foi/é importante no seu processo de reconectar com nossas raízes. Isso muito nos emociona e é um sinal que nossa mensagem está sendo entendida.

Diário- Li a entrevista da banda para a BBC e realmente me bateu um desespero, pois realmente nunca tinha ouvido falar de um som tão raiz e ao mesmo tempo pesado... mas algo ficou na minha cabeça e queria que vocês me falasse e falassem a todos, como vocês se sentem por infelizmente em nossa nação o cenário do rock e do metal ainda ser excluído da fama?
Zândhio – Somos uma banda de Metal com influência de música indígena, música tradicional do Norte/Nordeste e temática indígena, ou seja, uma junção de três coisas marginalizadas em nosso país. Dificilmente um tipo de arte que será exposto às massas, até porque não é de interesse do sistema.

 Diário- Vamos falar de lançamentos .. o que a banda AranduArakuaa tem lançado atualmente e como fazemos para adquirir?
Zândhio- Contamos com um EP "AranduArakuaa – 2012” e dois álbuns “KóYbyOré – 2013” e “WdêNnãkrda – 2015”. Para adquirir entre em contato diretamente com a banda pelo e-mail:aranduarakuaa@gmail.com.

Diário- vou fazer uma pergunta particularmente ruim, de todos as músicas e vídeo clips que vocês já lançaram existe algum que vocês amem mais.. ou que representa algo muito especial a banda?
Zândhio – Creio que cada integrante tem uma opinião diferente sobre.  Pessoalmente tenho um carinho especial pela música HêwakaWaktû. Fiz o rascunho dessa letra quando fui visitar amigos Xerente, na época chovia muito e foi maravilhoso ver as crianças felizes brincando na chuva. Compus o tema principal da parte musical no Mato Grosso Sul, em uma região próxima ao Pantanal e na época chovia muito lá também. É basicamente um ode à chuva que molha a terra e a torna fértil. Todos nós dependemos da chuva pra sobreviver.
Curiosamente é nosso vídeo com maior número de acessos.

Diário- se existe outros fenômenos musicais como vocês queremos saber, então quais são as influências da banda, o que vocês escutam para dá aquela inspiração?
Zândhio – Existe uma lista gigantesca de artistas que nos inspira e nos motiva a crescer enquanto músicos, e ela só cresce a cada dia, é um processo sem fim. Porém, temos sempre em mente que nossa proposta é unir diferentes subgêneros do rock à música indígena brasileira e à música tradicional de diferentes regiões do Brasil.

Diário- Sobre o futuro, nosso blog é da região norte, sou de Belém/Pa, e o som de vocês chegou até mim e torço para que chegue em todo Brasil e porque não no mundo... Mas como algo viciante sempre queremos mais .. e eu preciso saber .. quais os próximos projetos da banda ou lançamentos o que vocês tem em mente?
Zândhio – O planejamento é conseguir recursos para gravação de um novo disco em 2017 e tentar tocar no maior número de lugares possíveis, inclusive no Pará. Na verdade tem muito do Pará na nossa música.

Diário- Antes de Finalizarmos, queria que vocês deixassem para as próximas bandas algumas orientações de como seguir nesse cenário musical caótico em que vivemos.
Zândhio – A mais clichê possível, faça o que você ama e persista até não poder mais. Se nada acontecer ao menos você usou sua breve passagem pra lutar por algo que você acreditava.

 Diário- A última pergunta é na verdade um espaço livre .. é o momento de a banda deixar contato, e-mail, rede sociais, local de vendas .. próximos show .. esse é o momento de vocês falarem livremente.. mas não posso deixar de agradecer a vocês pelo espaço e por estarem participando do nosso blog .. OBRIGADA!
Zândhio – Só temos a agradecer pelo espaço. Foi uma honra e um prazer responder a perguntas tão bem estruturas.

A quem queira acompanhar nosso trabalho fique atento às novidades em nossos canais oficiais

AranduArakuaa nas Redes Sociais:

Contatos para Shows:


 Até a próxima banda .. 

Comentários

  1. Bela entrevista! Admiro muito o Arandu Arakuaa, pois além da qualidade e criatividade, seguem seu ideal de forma pura e incansável! Parabéns pelo trabalho no blog!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou leitor?

Postagens mais visitadas