A Livraria de Penelope Fitzgerald

Sabe aquele livro que tem tudo para ser foda, porém possui alguns fatores que o deixam bem razoável..isso acontecem em A LIVRARIA .. dessa vez para mim prefiro o FILME do que o LIVRO, ambos conta a história de Florence Green, uma viúva que se vê desnorteada por não ter um objetivo de vida sem seu companheiro, e vai em busca de uma grande aventura .. possuir seu próprio negocio..  juntar duas necessitadas em uma, ganhar dinheiro e sua paixão pelos livros.. Florence resolve abrir uma LIVRARIA.. mais ela não contava que a mesquinharia e a maldade iriam interferir em seu sonho.. O enredo do filme nos prende nas aventuras de Florence, sua personalidade forte e decidida fazem a gente torcer por ela do inicio ao fim e no filme deixam claro o amor da personagem pelos livros e pela arte de ler.. já o livro é bem raro termos esse contado da personagem com a leitura, a personagem no livro também tem uma coragem desmedida..entretanto não se compara a personagem do filme ..o final ..prefiro o do filme..e sem muito mimimi para mim foi o melhor, e além disso ..a escrita rebuscada pesa muito na leitura.. seria um livro para ser degustado em um momento de pouca correria (volta às aulas e trabalhar em escola, não ti da muito espaço e calmaria) ..pois seu entendimento requer uma leitura atenciosa, pois a escrita culta acompanha o período da história de 1959. 

SINOPSE
Este segundo romance de Penelope Fitzgerald foi o primeiro a figurar entre os finalistas do Booker
Prize. O cenário é uma pequena cidade costeira da East Anglia, onde Florence Green, enfrentando a cortês mas implacável oposição local, decide abrir uma livraria. "Ela possuía um coração bondoso, mas isso não era lá muito útil, quando se tratava de autopreservação." Hardborough torna-se um campo de batalha, como acontece facilmente com as cidades pequenas. Florence tenta mudar a maneira como as coisas sempre foram feitas e, como resultado, tem de enfrentar não apenas as pessoas que se fazem de importantes, mas também forças naturais e até mesmo sobrenaturais. Esta é uma história para todos que se sentem tratados pela vida de uma forma menos justa que a merecida.

Existe livros que ficariam muito bons se virassem filmes, não sei se acharia isso se tivesse lido antes de ter visto..mas A LIVRARIA para mim ficou muito melhor em filme.. até o final foi o "auge do auge".. já o livro deixou a desejar.. tanto na escrita rebuscada.. quando na descrição dos personagens.. separei algumas partes do texto para degustação.. 

Outro ponto que senti falta e que ficou muito bom no filme foi o pouco do quase romance exitem entre os personagens de Florence e Sr. Brundish (um senhor viúvo, que se isolou de todos, mais que se aproximou de Florence por sua coragem de abrir sua livraria e de enfrentar a maldade dos ricos da região), a amizade que nasceu ali foi fantástica e o livro os tornou apenas conhecidos que possuíam o amor pelos livros ao comum entre eles ... faltou aquele algo mais que sentimos no filme. 


Então para finalizarmos ..
chegamos a conclusão .. 
que nem sempre o filme é ruim .. e que muitas vezes o filme supera o livro..

Comentários

Postagens mais visitadas