A Bela e a Fera de Madame de Beaumont e Madame de Villeneuve (Edição Bolso de Luxo - Clássicos Zahar)

Sabe aquela frase "nunca julgue um livro pela capa", começo esse diário falando justamente sobre isso.. NÃO JULGUE O LIVRO PELO TAMANHO.. essa pequena grande obra da Editora Zahar me surpreendeu muito, ele pode ser pequeno mais a quantidade de informação que ele me ofereceu foi algo surpreendente.. ler  "A BELA E A FERA" não foi nada comparado a leitura infantil, o livro mostrou uma outra visão ao enredo.. se você esta imaginando "cenas disney" esqueça .. esse livro vai muito além .. Essa edição ela começa explicando de onde surgiu o mito que embasou a história clássica, fala se um subgênero muito utilizado a décadas e décadas na história da escrita chamado de "noivos animalescos" quando um humano se apaixona por algo sobrenatural ou vice e versa, vampiros, lobos, bruxas, feras... e por ai vai ..(sim, eu sei.. que vocês pensaram em Crepúsculo, kkkk.. e realmente esse conceito se encaixa perfeitamente a história). O livro nos instrui sobre questões históricas, sociais e até mesmo preconceituosas, pois mostra a luta da mulher para entrar no mercado editorial.. em um momento onde a mulher não tinha o direito a nada e no meio dessa desvalorização muitas lutaram para ser reconhecidas.. Madame Beaumont deu o ponta pé inicial, lançou muitas obras, mas A Bela e a Fera foi seu chama, utilizou a história de uma maneira pedagógica, para ensinar meninas jovens ou adultas sobre a vida, sobre a importância de valorizar além da "capa" ..depois de anos .. Madame de Villeneuve reinscreveu a história, trouxe novas perceptivas ao enredo, deixou a obra mais adulta com temas fortes e principalmente o manifesto sobre o matrimônio obrigatório daquela época, que forçava meninas de 14 e 15 a casarem com quem não queriam ..fora essa tema, Villeneuve transformou "A Bela e a Fera" em um marco mostrando a independência das mulheres, a valorização do caráter e a importância do conhecer as pessoas pela sua personalidade, pelo seu jeito de ser e não pela aparência ou pelo dinheiro... ualll nunca escrevi tanto .. mas é um livro tão completo que é impossível não explica-lo .. então vamos conhecer a edição.. 

Temos duas versões no livro, começamos com a infantil de Madame de Beaumont, que é bem rapidinha, um conto mesmo.. e passamos para o romance de Madame de Villeneuve, que é bem longo, divido em três parte, onde temos até um texto com a perspectiva da Fera, então é uma história complexa, com dilemas, fatos, amor e imagens, isso mesmo..imagens mágicas que nos mostram as reações dos personagens  .. e isso enriqueceu mais ainda essa obra .. tanto uma quanto a outra oferecem essas imagens/pinturas entre a narrativa .. instigando a nossa imaginação.. então boa degustação.. 


Ambas as Versões se conectam de alguma maneira com a moral.. querendo mostrar o amor acima de tudo e a pessoa amada, sendo realmente cortejada pelo que é .. além das aparências.. a segunda versão de Madame de Villeneuve estendeu um pouco mais seu enredo, para deixar claro o seu manifesto sofre os casamentos obrigatórios da época.. sobre gostei desse acréscimo e incentivo você a ler essa edição.  

E se você adorou essa edição, assim como eu vem adquirir o seu livro pelo nosso link e ajudar nosso blog a se manter e a trazer muitas novidades para esse diário. 

O link, é só clicar no nome do livro 

Comentários

Postagens mais visitadas