Coraline de Neil Gaiman (Leituras de Halloween)

Eu confesso que demorei muito para conhecer o universo de Coraline, como uma leitora medrosa, sempre tive muito receio sobre esse enredo, porém ouvi e vi muitos leitores falando bem da história e de como tem um conteúdo importantíssimo tanto para filhos quando para pais.. Hoje aos 30, percebi que Coraline é o exemplo de coragem, liberdade infantil e relação familiar, vendo o filme e lendo a história me surgiu algumas indagação: "HÁ SUPERPROTEÇÃO DOS PAIS É CONSIDERADO UMA RELAÇÃO ABUSIVO?", "A INDEPENDÊNCIA INFANTIL (aquela liberdade antecipada, onde pais somem e as crianças se viram sozinhas) É RUIM OU BOM PARA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DE UMA CRIANÇA?", "CORAGEM OU MEDO DA SOLIDÃO ?". Essas são perguntas que foram se formando ao londo da leitura, que fizeram desse enredo a mais marcante no halloween ...e me sinto grata por ter lido aos 30 e ter descoberto esse potencial de leitura para crianças ..então vamos conhecer CORALINE "Não é Caroline, é Coraline", kkkkk até nisso o livro foi fantástico, me aliviou saber que até os personagens do livro erravam, não apenas eu falava errado kkkkkk.

Sinopse
Certas portas não devem ser abertas. E Coraline descobre isso pouco tempo depois de chegar com os pais à sua nova casa, um apartamento em um casarão antigo ocupado por vizinhos excêntricos e envolto por uma névoa insistente, um mundo de estranhezas e magia, o tipo de universo que apenas Neil Gaiman pode criar. Ao abrir uma porta misteriosa na sala de casa, a menina se depara com um lugar macabro e fascinante. Ali, naquele outro mundo, seus outros pais são criaturas muito pálidas, com botões negros no lugar dos olhos, sempre dispostos a lhe dar atenção, fazer suas comidas preferidas e mostrar os brinquedos mais divertidos. Coraline enfim se sente... em casa. Mas essa sensação logo desaparece, quando ela descobre que o lugar guarda mistérios e perigos, e a menina se dá conta de que voltar para sua verdadeira casa vai ser muito mais difícil — e assustador — do que imaginava.
Publicado pela primeira vez em 2002, Coraline foi o primeiro livro de Neil Gaiman para o público infantojuvenil e se tornou uma das obras mais emblemáticas do escritor. Repleta de elementos ao mesmo tempo sombrios e lúdicos, a história conquistou crianças e adultos em todo o mundo e, em 2009, ganhou as telas de cinema em uma animação dirigida por Henry Selick, de O estranho mundo de Jack. Nesta edição especial em capa dura, com introdução do autor e projeto gráfico exclusivo, coube ao renomado ilustrador Chris Riddell dar vida ao universo mágico e aterrorizante criado por Neil Gaiman.

Tanto o livro quando o filme são fantásticos, suas diferenças não interferem na importância da história, no filme temos uma Coraline mais chatina (ME PERDOEM, MAIS EU ACHEI!) e digamos que seria um comportamento adequado, uma consequência da ausência dos pais, já no livro a Coraline é independente, segura de si e mesmo sabendo da existência do sentimento do abandono, sabe o porque que seus pais estão sempre trabalhando, que mesmo ocupados a amam, senti a falta do seu amigo Wybie no livro, seria um personagem importante, um outro lado sobre o valor da amizade, outro ponto que existe no filme porém não é tão explorado, é o poder do gato preto .. gente que gato! Até eu que não sou chegada a gato (motivos de alergia) ... por esse livro, teria um!

Além da coragem como um dos temas forte do livro, gostaria de falar também das minhas perguntas, sobre a superproteção, ser uma especie de abuso de relacionamento entre pais e filhos, ou a liberdade antecipada de uma criança prejudicar em seu crescimento, ou o abandono dos pais ao priorizar o ter e não o amar, ou a falta de oferecer independência a criança.. como a própria Coraline fala na história "Que graça teria se eu tivesse tudo!" deixar as crianças terem suas próprias conquistas é um ponto bem forte do enredo também.. Em minhas pesquisas sobre esses assuntos, achei um post no facebook da Psicologa Claudia Zucarelli, esclarecendo o que seria um relacionamento abusivo, e me surpreendi em saber que a SUPERPROTEÇÃO está em um dos tópicos, também encontrei muitos artigos apoiando a "LIBERDADE INFANTIL" é bom incentivar o amadurecimento de uma criança, é nesse momento que seu caráter se forma ..então digamos que para os pais de Coraline, faltava apenas conversa, pois a independência eles ensinaram direitinho, o objetivo deu certo, apesar de parecer desleixo às vezes! 

Então para finalizarmos se você gostou de Coraline e assim como eu, gostaria de ler e ter esse prazer, aproveite e compre pelo nosso link, aproveitando a promoção, basta clicar no nome do livro e você será direcionado a pagina da Amazon: 

Comentários

Postar um comentário

O que você achou leitor?

Postagens mais visitadas