O Corvo de James O' Barr (Edição de Luxo da Darkside)

 E damos a largada para as leituras de halloween, começamos com um clássico da literatura de terror, que para mim se compara a literatura neogótica.. um quadrinho sombrio, doloroso, vingativo e bemmmm fúnebre.. Creio eu, que todos já tenham visto o filme de 94 com o falecido Brandon Lee, O Corvo foi considerado o boom do cinema neogótico e o auge do universo obscuro e dramático da época, eu vi o filme aos 10 anos e não apenas a história como as músicas me levaram ao movimento gótico, me influenciaram (sim, já bebi vinho no cemitério!já andei de preto até os dentes, hoje levo o movimento no coração e em noites não tão quentes..porque andar toda de preto é cruel na minha cidade)  .. o filme conta a história de um rapaz chamado Eric Draven que perdeu o amor da sua vida (Shelly) de uma maneira violenta e traumática e que ao morrer, na mesma noite que sua amada, se sentiu culpado e sua alma/espirito se sentiram presos a vingança .. tempo depois,  Eric ressurgi dos mortes para a vingança final, agora como O CORVO, trazendo a mitologia do corvo, como um ser ligado a morte e a quase vida, um coletor de corpos, um ser que consegue viver da própria morte.. diante disso uma caçada aos monstros humanos que tiraram a sua felicidade e o amor  começa.. o filme é baseado no quadrinho de James O'Barr .. e infelizmente eu só consegui lê-lo 20 anos depois.. por medo ou trauma, por que a história em si é muito triste, a dor e o sofrimento são palpáveis (segundo meu pai, chorei que nem um bebezinho o filme todo quando o vi pela primeira vez), a história é baseada no sofrimento de perda do próprio quadrinista e escritor James O'Barr que perdeu sua esposa em um acidente .. tive a honra de finalmente conhecer a história por traz do clássico do cinema .. então vamos a ela!


Não quero colocar uma sinopse ..quero que vocês sintam o sentimento que existe nesse quadrinho, se puder vejam o filme..abram o coração e se perguntem.. O QUE EU FARIA SE PERDESSE DRASTICAMENTE QUEM EU AMO? Já vi muita gente julgar a história, só por se tratar de pura vingança.. mais você já se perguntou se tivesse a oportunidade que Eric teve, de voltar e fazer justiça ...você iria aceitar? ..eu me perguntei isso em cada frase, poema, verso e música que o JAMES colocou em sua obra.. 

Eu tive a prazer de ler as duas versões a de Luxo da Editora Darkside, que traz um conteúdo extra, uma tradução mais atualizada, desenhos e impressão mais fortes e nítidas e a versão de 2003 da Editora Pandora, que um grande amigo e colecionador de quadrinhos Matheus Vale (@hq_man) me emprestou, essa edição é como o próprio escritor diz na introdução da edição atual sobre a primeira publicação, o quadrinho na época foi como um suspiro "Se botasse toda minha fúria assassina no nanquim e no papel, de algum jeito, por mágica, toda a dor, toda mágoa e toda tendência autodestrutiva que se seguiu iam virar fumaça", Eric foi sua persona, inspirado em O Fantasma da Ópera, o criou como um grito de liberdade "a morte de Shelly me transformou em um monstro por baixo da pele, escondido pelo rosto estoico da realidade", já a versão atualizada, com desenhos e traçados fortes, com extras que mostram o amor que JAMES sentia por sua esposa, que a personificou em Shelly (inspiração que veio de Mary Shelly escritora de Frankenstein) se tornou um símbolo de amor como ele diz na introdução "O Corvo é minha maneira de festejar um amor verdadeiro"
o antigo e o novo (tradução diferenciada)
O quadrinho antigo tem imagens bem claras, não tão nítidas e alguns traços diferenciados 

Vamos a espiadinha tradicional..

Para finalizar eu escolhi mostrar a parte do amor, as cenas que Eric tem na mente e que o levaram a aceitar a vingança e a caçada da morte.. tudo por amor..tupo para tê-la novamente ..e se você quer conhecer mais a história.. venha adquiri-la pelo nosso link, é só clicar no nome do quadrinho que você será direcionado .. 
que você tenha uma ótima leitura
e "Feliz dia das Bruxas"  


Comentários

Postagens mais visitadas