ENTREVISTA .. com a minha best linda JOSY TORTARO

PARA DAR INICIO .. do mas novo quadro de entrevistas .. nossa primeira e linda escritora .. escolhida por mim .. foi minha best JOSY TORTARO .. E GENTE .. ELA TRÁS CADA NOVIDADE LITERÁRIA .. QUE EU PIRO A CADA DIA ..
JOSY.. belíssima kkk

VAMOS A NOSSA ENTREVISTA.

1º ANTES DE TUDO, FALE PRA GENTE COMO VOCÊ SE TORNOU ESSA EXCELENTE ESCRITORA.
Oi, Danny, sempre tive uma quedinha pela arte escrita desde que aprendi a ler e escrever. Comecei com modestos versos nos quais exprimia meus sentimentos. Foi na adolescência que me aventurei por romance como uma brincadeira com a melhor amiga. Esse gosto literário me levou ao curso de comunicação social, no qual me formei e atuei na área em diversas funções, como: repórter, redatora, webwriter, roteirista e social media. Durante este período, pausei a escrita, mas nunca parei de ler. Foi em 2010 que voltei, quando surgiu a série e vontade de escrever e, quem sabe, publicar. Como minha profissão exige, sou bastante crítica com meus textos, com pesquisa e eloquência, portanto, acredito que tenha me ajudado muito a ser autocrítica com romance, buscando sempre o melhor. E falar de sentimentos sempre foi fácil. Escrever para mim é natural como respirar.
2º FALANDO DOS LIVROS, COMO SURGIU A IDEIA DA SÉRIE “OS QU4TRO ELEMENTOS”?
Bem, havia mudado de cidade e estava desempregada – férias forçadas. Então, li a série Crepúsculo em uma sentada. Foi por causa dela e a história de vida de Meyer que decidi retomar o sonho de escrever um livro publicável. Fiquei pensando por três dias o que poderia ser original o bastante. Até “roubei” alguns ideias anotadas de um romance que estava parado há anos em meus rabiscos. Primeiro pensei no alinhamento planetário, que me levou aos astros, ao zodíaco e, por fim, aos quatro elementos, definindo assim que seria uma saga. A cena do prólogo de Marcada a Fogo surgiu em minha mente, então, sentei e comecei a escrever, mesmo ainda sem saber aonde aquelas ideias iam me levar. Escrevi o livro em três meses e, antes de concluir, já conhecia os rumos que a estória tomaria, seguindo para os outros volumes.


3º FALE UM POUCO DE CADA LIVRO, UM RESUMO COM NOMES E CONTEÚDO BÁSICO.
Cada volume da série é regido por um elemento, ou seja, tem o tom do signo do protagonista, mudando a maneira como cada um olha para o mesmo ponto da estória. E esse elemento será parte dominante na escolha de cada personagem principal, mantendo e desfazendo o ritmo da série. Além disso, os cenários mudam nos apresentando em detalhes as belezas de nosso Brasil.
Marcada a Fogo é o livro introdutório. Por ser uma estória original, digamos, diferente de tudo que já foi escrito, precisava de um volume que explicasse, ainda que contivesse um mistério torturante, conseguindo, assim, manter o leitor preso as páginas até a verdade sobre quem é Tamires do Valle e de onde ela veio. A partir das descobertas desta personagem, de suas dúvidas, desejos e escolhas que ela faz neste livro, temos a sequência.
Filho da Terra é um volume mais eletrizante, é onde as coisas começam a de fato acontecer. O leitor já está familiarizado com a missão, então, conhecemos Lucca Gonçalves e sua mania de agir corretamente, nos aprofundamos mais na busca de Tamires e vivenciamos uma perseguição digna de filme. Esse livro amarra alguns pontos deixados em aberto no volume 1 e nos guia direto para sua continuação mais sexy.
Ilha de Ar é o volume que coloca em xeque a trajetória até aqui. Seguiremos os passos de Nicolas Bertoldi, um consultor rico, baladeiro, pegador que se vangloria por ter o controle sobre sua vida. Neste volume a estória esquenta, reunindo todos os protagonistas anteriores em uma trama mais sensual e insana. Os nervos estão à flor da pele, o alinhamento planetário se aproxima e a missão deste grupo está, mais do que nunca, ameaçada. O que será do desfecho?
Em Universo de Água conheceremos a fundo o casal misterioso da trama: Suzane e Marcel. Todas as perguntas serão respondidas, o inesperado será companheiro em cada página. Viajaremos no tempo, de volta ao passado, ao dia em que tudo começou e entenderemos muito melhor o presente, com uma riqueza de detalhes impressionante. Reviravoltas chocantes te recepcionarão a cada nova revelação e então você saberá que nada do que pensava era verdade.
4º PARA VOCÊ EXISTE UM LIVRO ESPECÍFICO SEU QUE VOCÊ MAIS AMOU ESCREVER?
Da série, gosto mais do livro 3, adoro o protagonista, sua liberdade, sua criatividade e até sua sensualidade. O livro tem outros pontos importantes para a saga do qual me orgulho, mas não posso fazer spoiler.
5º VAMOS FOFOCAR UM POUCO DOS PERSONAGENS. CONTA PRA GENTE UM POUQUINHO DA HISTÓRIA DOS ELEMENTOS E QUAL PERSONAGEM VOCÊ ESTÁ TORCENDO: GUSTAVO OU ALEXANDRE?
Bem, falar de meus bebês é muito complexo. Tamires, e seu jeito emotivo e impulsivo de ser, tão irritante, mas também necessário para que a trama seguisse em frente. Lucca, o todo certinho e chatinho, sua racionalidade dá uma nova perspectiva para a estória. Nicolas e sua vontade de estar em toda a parte e de ser admirado e amado por todos que se aproximam dele, e olha, ele faz por merecer. E Suzane, a doadora, aquela que é capaz de se sacrificar pelo bem maior, por amor. Todos eles são regidos, em essência, por seus signos e elementos, o que torna a série uma viagem fantástica de autoconhecimento.
Gustavo ou Alexandre? Não tinha pergunta mais fácil? Bem, Gustavo é de escorpião e só por isso eu já gostaria de estar distante dele. Mas, seu amor intenso e sufocante por Tamires me comoveu durante toda a escrita. Tive certeza de que ele conquistaria a mulher novamente de cara. Alexandre é um personagem surpresa. Pode apostar, nem eu sabia que o doido resolveria se apaixonar pela cunhada e bagunçar assim a vida dela e, pior, a minha vida, porque a dúvida se instaurou: e agora, qual é melhor para Tamires?
Eu, como mãe coruja, esperava apenas que ela encontrasse a felicidade, portanto, que escolhesse o que fosse melhor, ainda que não concordasse. Como não posso fazer spoiler, digo apenas que Alexandre fez o que quis neste série, eu só sabia por quê ele apareceu na estória, mas COMO não fui eu que decidi. Por isso mesmo, ele conquistou um espaço especial em meu coração, exatamente por ser rebelde e fazer o que bem entende. Como já havia perdido o controle sobre ele, deixei que Tamires escolhesse. E olha, ela me surpreendeu! kkkkkkkkkkk



6º FALANDO DE OUTRAS OBRAS, QUAIS SEUS FUTUROS PROJETOS?
Depois que terminei a série, já tinha uma nova estória amadurecendo na minha mente, porém, como o próprio título diz, adiei a escrita deste projeto para mergulhar em INSENSATEZ com minha amiga escritora GISELE GALINDO. O romance quente e insensato entre Marco e Isadora nasceu de uma crítica de nossas leitoras. Elas queriam ler algo mais real e menos fantástico. Em uma conversa no bate-papo, montamos o enredo louco e pegando fogo deste casal explosivo. É um livro que amamos escrever, sentimos e vibramos em cada linha, parágrafo, capítulo. Nos emocionamos, rimos, sentimos raiva e choramos, por que não? Afinal, mais um filho nascia, de forma absurdamente impensada, impulsiva, inconsequente como a própria estória. Demoramos três semanas insones para colocar no papel, não havia um dia que não escrevíamos. Foi muito, muito intenso. Agora estamos organizando a publicação ainda neste ano. Aguardem!


Após Insensatez me preparei para escrever aquele projeto adiado. ESTRELA – Em Busca Do Brilho Eterno – é um conto de fadas lindo, suave e encantador entre um príncipe e uma sacerdotisa intocada. Amor proibido, deuses, castigos preenchem as páginas deste romance. Ainda estou concluindo, acredito que até o mês que vem esteja finalizado e pronto para registrar na Biblioteca Nacional. Esse livro é meu xodó pela beleza da narrativa que exige de mim um retorno à poesia.


Minha mente não para, por isso, já tenho mais três projetos. Comecei a postar online um spin-off da série com doze capítulos complementares de Filho da Terra, do ponto de vista de um personagem importante para a trama que teve destaque, mas não tanto quanto o protagonista: PROMETIDA. Também estou produzindo com ANA PRISCILA SOBRINHO e GISELE GALINDO a comédia romântica DELÍCIAS DE AMOR. E, em breve, escreverei o romance erótico PURO ÊXTASE. No meu site, poderão encontrar tudo sobre eles.





7º FALANDO DA PROFISSÃO, VOCÊ PODERIA DAR DICAS DE COMO ENTRAR NA PROFISSÃO E SER UM ESCRITOR, COMO VOCÊ HOJE?
Primeiramente, tenha certeza e clareza sobre o motivo que o faz desejar ser escritor. Não há glórias nesta profissão aqui no Brasil, é um trabalho árduo e o retorno é pequeno. É necessário talento além de boas ideias e muito trabalho e força de vontade para seguir em frente e saltar os obstáculos que encontrará.
Para se tornar escritor é necessário escrever. Sempre e de novo, e reescrever. E também jogar fora e começar outra vez, aproveitando ou não alguma ideia anterior. Escreva, reescreva, revise. Revise, revise e já falei para revisar?
Com a facilidade que as editoras por demanda nos dão para publicar, ficou muito fácil entrar para o mercado. O autor vai lá, se banca, e pronto, está publicado. Mas tem uma coisa que você precisa saber. Nem todos os livros vendem. É verdade! Você precisa conhecer o mercado e saber sobre o que escrever.
A originalidade tem seu preço e seu próprio tempo, portanto, não compare mercado nacional com internacional. Por mais que o brasileiro esteja crescendo, ainda está engatinhando. Nosso público leitor é reduzido, nada comparado aos milhões de europeus e americanos que fazem grandes nomes lá fora. Informe-se.
E não se esqueça: TEM QUE REVISAR INCANSAVELMENTE. Nenhum livro está pronto só porque você colocou o ponto final. Às vezes, ele nunca estará. Portanto, seja antenado e faça escolhas com sabedoria.

8º COMO O QUADRO FALANDO COM O ESCRITOR É NOVO NO BLOG, VOCÊ É A PRIMEIRA A PARTICIPAR E, COMO TAL, QUERIA QUE VOCÊ NOS DESSE A HONRA DE FALAR QUAIS LIVROS VOCÊ JÁ PIROU ?
inúmeros! Sou do tipo leitora surtada! Rsrs Devorei todos de Sidney Sheldon (fã número 1), as aventuras de Robert Langdon, de Dan Brow (lêsse Anjos & Demônios, O Código Da Vinci e O Símbolo Perdido). Tolkien, gênio!, e Senhor dos Anéis, O Hobbit, Simalrilion, etc. A saga Crepúsculo (reli cinco vezes) e A Hospedeira, da Stephenie Meyer. Orgulho e Preconceito, de Jane Austen; Destino e Travessia, Ally Condie. E muitos mais!
Agora, os nacionais: Destino Íntimo, Gisele Galindo; O Homem de Todas as Minhas Vidas e A Aposta, de Vanessa Bosso; A Última Dama do Fogo, de Marcelo Paschoalin; Arma de Vingança, de Danilo Barbosa; O Pássaro, da Samanta Holtz; Perdida e Procura-se um Marido, da Carina Rissi... Bem, se continuar falando, vai ficar impossível ler.
9º QUERIA QUE VOCÊ DEIXASSE UMA MENSAGEM PARA SEUS FÃS. ESSE ESPAÇO É SEU. FALE E SE DECLARE KKKK
Gostaria de aproveitar este espaço para agradecer o retorno que tenho dos leitores sobre os livros da série (no caso, publicados, somente Marcada a Fogo e Filho da Terra). Por ser uma estória diferente, fico apreensiva com a receptividade. A opinião, muitas vezes surtada dos leitores, tem que me deixado muito feliz. É por isso que tenho forças para continuar. Além, claro, de não conseguir parar por mim mesma. Me sinto completa quando escrevo de um jeito que nunca me senti antes, com nada nem com ninguém. É como se escrever fosse um pedaço do meu universo insubstituível, importante, necessário como respirar. Sou o que sou porque escrevo. Não gostava de mim quando fiz a pausa e não escrevia. Agora encontrei meu lugar no mundo onde sempre serei feliz e terei pessoas que reconhecem esse mesmo universo como seu. É para vocês que escrevo, portanto, leiam, leiam, leiam porque jamais deixarei de escrever. Beijos no coração.


esse foi nosso primeiro artigo de entrevista... 
então boa noite.. e para todos que gostaram da obra da JOSY..
procure ...compre.. e leia..


Comentários

  1. Oi, Danny, obrigada pela oportunidade, minha querida.
    Espero que seus leitores apreciem.
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou leitor?

Postagens mais visitadas