A Bolsa Amarela de Lygia Bojunga

A história desse livro me lembrou de um fato muito importante, o de ser gente grande e nunca perde a vontade de brincar, quem diria que um final de semana na casa da minha mãe, poderia me proporcionar uma leitura tão bela e doce... tudo começou a bastante tempo, encontrei esse livro jogado no chão em um passeio que fui, como ninguém se pronunciou como dono o peguei para mim, estava todo amarelado do tempo e bem descuidado .. tratei dele e o deixei na estante ...no processo de mudança de casa e do meu casamento o havia esquecido e simplesmente o achei na casa da minha mãe ontem.. e na mesma hora que comecei a leitura me arrependi de não tê-lo lido antes .. de não tê-lo colocado no coração desde nosso primeiro dia juntos, realmente abandonei meu lado criança, deixei passar esse mistério ..mas ele me reencontrou novamente e essa segunda chance agarrei com unhas e dentes.. e me tornei RAQUEL ..a personagem menina.. que queria crescer, queria poder ter escolhas, queria poder ser menino para poder ter a liberdade..mas descobriu que dentro dela havia algo muito mais fantástico, rico e precioso.. chamado .. IMAGINAÇÃO ... então apresento a vocês esse mundo .. esse universo ..e os meus novos amigos o Galo Rei, o Alfinete de bebê e o Guarda-chuva bonitinho ... boa viagem .. 

Sinopse ..
 A Bolsa é a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela ) - a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação - por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio "criança não tem vontade" - essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa, e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa.



Essa Literatura Infanto Juvenil, trouxe muitos bens para as crianças que já o conheceram, além de ser
um livro de grandes prêmios literários, a escritora Lygia Bojunga o criou em 1981 e essa e outras obras da escritora elevaram o valor desse lado do universo literário, incentivaram causas e grupos de escritores a sempre exitar a imaginação de nossas crianças .. Raquel pode ser qualquer um de nós, tínhamos a mesma vontade dela e hoje queremos o contrario e não podemos .. voltar a ser criança e quebrar tabus e abrir fronteiras e enfrentar uma sociedade mesquinha e julgava .. hoje mesmo percebi isso .. comentários do tipo "ta lendo livro de criança agora?", "não tem algo mais importante pra ler?", "credo, leitura infantil é um porre, não sei como tu consegue ler!" .. e sabe a que conclusão eu cheguei .. ME DEIXEI SER GENTE GRANDE ..E ME PERDI (triste, não?) .. mas agradeço a pessoa que abandonou ou perdeu esse livro.. agradeço a Lygia que fez de sua carreira como escritora o incentivo de sempre aprendermos a voltar ao nosso caminho de criança..

Raquel e sua super mente conseguiram perceber, que mesmo em meio a uma família totalmente
tradicional, poderia ter amigos "imaginários" ..mas não amigos comuns.. não aventuras normais .. e sim situações que colocaria medo em qualquer "gente grande" que abandonou seu senso imaginário .. Ela apresentou para nós o GALO REI, O ALFINETE DE BEBÊ E O GUARDA-CHUVA MENINA .. esses três deram um tapa sem mão na cara de muita gente grande que pensa que é dono da verdade, eu sempre tive comigo a certeza de que criança nenhuma é bobinha ou não tem capacidade de opinar.. criança tem desenhos, tem vontades, tem sonhos .. então parem de podar nossas crianças e comecem a dar ouvidos aos seus interesses. 
"EU ACHEI AQUILO TÃO IMPRESSIONANTE! É CLARO QUE EU JÁ TINHA VISTO GENTE COM MANIA DE DIZER QUE A GENTE TEM QUE GANHAR DOS OUTROS, TEM QUE SER A PRIMEIRA DISSO, A PRIMEIRA DAQUILO, MAS NUNCA PENSEI QUE ALGUÉM TINHA QUE GANHAR TANTO ASSIM."
 "AQUI PRA NÓS.. EU TAMBÉM ESTAVA UM BOCADO ESPANTADA: NUNCA TINHA VISTO AS MINHAS VONTADES CRESCENDO TANTO ASSIM."

 ENTÃO ficamos por aqui .. e porque eu não falei mais sobre as história de cada um dos personagens? digamos que a sua imaginação .. precisa dar uma voltinha .. quero que vocês tenham o mesmo prazer que eu tive de voar .. de rir naturalmente e de perceber o quão bom é ser criança..

"Não é à toa que eu gosto da Guarda-Chuva: ela tem ideias. Sabe o que ela me disse? Que eu não preciso mais ter medo de voar alto. Ela vai junto comigo, e,se eu caio, ela dá uma de parqueadas... Ela falou que chegou a hora da gente sair pelo mundo lutando pela minha ideia, chegou a hora de começar a vida de paraquedas.."

CHEGOU A HORA!!

Comentários

Postagens mais visitadas